Atualmente, apenas 12 radares fixos operam nas estradas que cortam a região, de acordo com os dados do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Os aparelhos estão distribuídos em apenas três rodovias, sendo dois radares na SP-99 (Tamoios), dois na SP-123 (Floriano Rodrigues Pinheiro) e oito na SP-55 (Padre Manoel da Nóbrega).
O G1 apurou que os novos equipamentos de fiscalização que estão em licitação são divididos em dois tipos - 32 radares fixos e 29 lombadas eletrônicas. As lombadas possuem um visor informativo que mostra a velocidade em que o motorista passou pelo trecho monitorado.
Entre as rodovias que irão receber os aparelhos estão as duas que já são fiscalizadas, Tamoios e Padre Manoel da Nóbrega, além da SP-66 (Geraldo Scavone) e SP-77 (Nilo Máximo, ambas em Jacareí. Parte dos novos aparelhos também será instalada na SP-62 (Padroeira do Brasil), que fica em Aparecida. A SP-123 não está prevista no pacote.
Pacote
Os aparelhos que devem começar a operar nas estradas do Vale do Paraíba fazem parte do pacote de 425 radares fixos e lombadas eletrônicas que está sendo licitado para operar nas estradas de todo o estado.
Fonte: portal G1, 3 de junho de 2013