Rio vai oferecer manobrista a afetados por obras do metrô no Leblon (15/12/2011)
A fim de minimizar os transtornos causados pelas obras da linha 4 do metrô, que irão bloquear por cerca de um ano e meio parte da Ataulfo de Paiva, uma das principais avenidas do Leblon, na zona sul do Rio, o governo do Estado decidiu disponibilizar um serviço gratuito de guardas, manobristas e ajudantes 24 horas aos moradores. Segundo a Secretaria de Estado da Casa Civil, os veículos ficarão sob responsabilidade de guardadores e serão levados para estacionamentos particulares nas proximidades. Sempre que necessitar do carro para sair, o morador que estiver cadastrado deve avisar o porteiro do prédio, que acionará a equipe do vallet, ressalta a Folha de S. Paulo.
O governo promete "funcionários suficientes para garantir o pronto atendimento às solicitações dos moradores a qualquer hora do dia e da noite".
Além disso, haverá carregadores à disposição para levar compras e bagagem e ajudar idosos com problemas de locomoção. Também será criado um número de telefone exclusivo para o relacionamento entre os moradores e comerciantes.
As obras da linha 4 começam em fevereiro e devem terminar em 2015. Serão construídas quatro novas estações de metrô e um túnel subterrâneo da Gávea à Praça General Osório, em Ipanema, ambas na zona sul.
Fonte: Folha de S. Paulo, 15 de dezembro de 2011