A partir de janeiro do ano que vem, os motoristas que transitarem pelas marginais Pinheiros e Tietê precisarão de atenção redobrada para evitar multas por desrespeito a uma salada de limites máximos de velocidade.
A depender do trecho e até da faixa, as máximas deverão ser de50 km/h,60 km/h,70 km/h,80 km/he90 km/h.
Esse cenário de confusão se deve à decisão do prefeito eleito João Doria (PSDB) de reverter parte do programa de redução de velocidades implementado pela gestão Fernando Haddad (PT). O que parecia simples na promessa eleitoral vem se mostrando muito mais complexo durante a atual fase de transição.
Na campanha, Doria disse que aumentaria as velocidades nas pistas local (de50 km/hpara60 km/h), central (de60 km/hpara70 km/h) e nas expressas (de70 km/hpara90 km/h). Após a eleição, porém, passou a matizar a própria proposta, que valerá integralmente apenas em certas partes das marginais.
Até o momento, a futura administração não detalhou quais os limites máximos que valerão nos diversos trechos dessas vias. Sabe-se, por exemplo, que será particularmente desafiador dirigir na pista local das marginais, onde a velocidade máxima atual é de50 km/h.
Limite por faixa
No cenário mais provável até o momento, Doria manterá apenas a faixa à direita nessa velocidade, enquanto as demais faixas dessa mesma pista terão limite maior, de60 km/h.
No Código de Trânsito Brasileiro, não há disciplina sobre situação como essa, e não há registro de experiência similar em via de grande porte na cidade de São Paulo.
Especialistas em trânsito avaliam que essa medida pode causar confusão para os motoristas e gerar multas em casos de conversões de faixas. Será preciso intensificar campanhas e implementar placas e sinais de orientação aos motoristas.
Outras pistas
Na pista central, a equipe do tucano já sinalizou que a velocidade máxima de70 km/hserá reduzida para60 km/hem alguns trechos.
Mais recentemente, em reunião com o Ministério Público, Doria admitiu que também poderá manter velocidades inferiores a90 km/hem certos locais da via expressa das marginais.
O critério que deverá orientar essa redução é a segurança do trânsito. Para evitar acidentes, o futuro programa Marginal Segura também deve contemplar ações de
fiscalização para coibir a presença de pedestres e motocicletas nas vias expressas.
Fonte: Folha de S. Paulo - 11/12/2016