Parking News

Fiscalização em vagas de idosos e pessoas com deficiência é ampliada

multavagadeficiente-907

A Secretaria Municipal de Transportes reuniu representantes de estabelecimentos comerciais, Associação Comercial de Mogi das Cruzes e conselhos municipais para explicar as novas regras de fiscalização para a utilização de vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência nos empreendimentos privados de uso coletivo. De acordo com as alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o trabalho passará a ser feito por agentes de trânsito e, para isso, os estabelecimentos terão prazo até o dia 31 de dezembro para adequar sua sinalização interna.

"A legislação diz que é de responsabilidade da autoridade de trânsito a fiscalização em vagas especiais de espaços privados de uso coletivo. No entanto, só é possível aplicar a autuação se a sinalização estiver de acordo com as normas estabelecidas para todo o país", destacou o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, lembrando que o dia 31 de dezembro é a data final para as adaptações e que a fiscalização passará a ser feita assim que os estabelecimentos regularizarem a sinalização. "Esperamos que, em dezembro, os empreendimentos já comecem a estar com a sinalização adequada", disse.

O secretário explicou que a sinalização indicando as vagas exclusivas deve seguir as resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A resolução 303/08 estabelece como deve ser as sinalizações horizontal e vertical nas vagas para idosos, enquanto a resolução 304/08 trata das vagas para pessoas com deficiência.

Para ter direito a estacionar em vagas exclusivas, o veículo deve estar identificado com o respectivo cartão de estacionamento (idoso ou pessoa com deficiência). Xiol lembrou que apenas o adesivo utilizado em veículos adaptados não garante o direito à utilização das vagas, é necessário também a colocação do cartão de estacionamento para pessoas com deficiência.

A mudança no CTB também alterou os valores das autuações para o motorista que estaciona irregularmente em vagas exclusivas para idosos ou pessoas com deficiência. A infração passou a ser considerada gravíssima, com o desconto de 7 pontos no prontuário e multa de R$ 293,47. Além disso, como punição administrativa, a legislação também indica a remoção do veículo.

Xiol destacou ainda que o trabalho de fiscalização será feito pelos agentes municipais de trânsito, guardas municipais e policiais militares. O telefone para o encaminhamento das denúncias está sendo definido, no entanto, os números 153, da Ciemp, e 0800 77 30 194, do Departamento de Trânsito, poderão ser utilizados.

A legislação estabelece que 5% do total de vagas do estacionamento sejam destinadas aos idosos e 2% do total de vagas sejam para pessoas com deficiência.

Fonte: G1/Prefeitura de Mogi das Cruzes, 08/12/2016

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

O que fazer com o limão da crise

Este ano, os livros de autoajuda foram lançados às centenas, muitos palestrantes se especializaram em sugerir saídas para a crise, para obter sucesso nas empresas, conseguir a eficiência na gestão dos (...)

Previsão de garagens-fantasmas no cenário

Por Jorge Hori* As garagens em edifícios comerciais se transformaram num importante negócio imobiliário no qual prestadores de serviços de estacionamento geram receita, apresentam baixa vacância e gar (...)

Um evento para fortalecer relacionamentos

O último encontro do ano realizado pelo Sindepark foi um sucesso, um grande número de associados esteve presente à Churrascaria Fogo de Chão e, além de falarem dos problemas específicos do setor, assi (...)

Veja o calendário de final de ano

Devido ao período de festas de final de ano, informamos que o Parking News não será veiculado nos dias 20 e 27 de dezembro e no dia 3 de janeiro. Volta a circular normalmente em (...)

Flanelinhas faturam com falta de Zona Azul digital

Um flanelinha exibe orgulhoso uma máquina de Zona Azul Digital pendurada no peito, na altura do número 270 da rua da Glória, na Liberdade (região central da capital). Ele pede R$ 7 por hora de estacio (...)

Comuns na capital, Santos pode ter parklets

Em vez de uma ou duas vagas de estacionamento, uma micropraça convida os moradores a desfrutarem de um espaço público. Essa é a ideia de um parklet, que agora poderá ser instalado em ruas de Santos (...)

Garagem: inauguração em março (RJ)

A garagem subterrânea de Charitas já tem mês de inauguração: março de 2017. O anúncio foi feito dia 7 pelo prefeito Rodrigo Neves durante visita técnica ao canteiro de obras do estacionamento. Na ocas (...)

Vendas de veículos começam a reagir

Demorou, mas as vendas de veículos enfim parecem ter parado de diminuir. Em novembro o patamar de emplacamentos subiu para 8,9 mil unidades por dia – número bem melhor do que as 7,9 mil unidades (...)


Seja um associado Sindepark