Em vez de uma ou duas vagas de estacionamento, uma micropraça convida os moradores a desfrutarem de um espaço público. Essa é a ideia de um parklet, que agora poderá ser instalado em ruas de Santos. Um decreto publicado dia 7 regulamenta o equipamento.
Podem ser, por exemplo, bancos para aumentar os espaços de convivência: um lugar onde se pode parar para descansar, jogar conversa fora ou ler um jornal. Pode ser também destinado às crianças, com pequenas mesas e uma parede no formato de uma lousa para elas se divertirem. Esses são alguns dos objetivos dos parklets, que nasceram em San Francisco, nos Estados Unidos, já existem em São Paulo há dois anos e agora poderão ser instalados em Santos.
“Embora possa ser bancado pela Prefeitura, o parklet deve, preferencialmente, ser da iniciativa privada. Uma das exigências, no entanto, é que eles não sejam uma extensão de um determinado estabelecimento. É importante que a paisagem tenha um lugar de refúgio, com sombra", define o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Nelson Lima Junior.
Fonte: A Tribuna - Santos - 08/12/2016