A liberação da construção ou instalação de faculdades, supermercados e edifícios-garagem na Cidade Alta, a preservação e valorização do Centro Histórico e melhorias na mobilidade urbana são algumas das mudanças que o novo Plano Diretor Urbano (PDU) prevê para a região.
As propostas foram apresentadas dia 6 na primeira assembleia da regional para definir mudanças nas regras para construções, critérios para o comércio e o planejamento da cidade nos próximos 10 anos.
Nos próximos dias, os moradores dos 80 bairros de Vitória vão poder participar das assembleias. A secretária de Desenvolvimento da Cidade, Lenise Loureiro, explicou que as mudanças pensadas para a região são no sentido de tornar as moradias mais valorizadas e dar mais qualidade de vida aos moradores.
Ela reforçou ainda a preocupação com o patrimônio histórico e a vocação turística da região. “Tivemos um cuidado com a paisagem, porque é uma região com vocação turística forte, por conta da história. Mudanças foram mapeadas no sentido de que esses equipamentos fossem preservados, ou seja, uma proteção à paisagem no Centro”, disse a secretária.
Na reunião, uma dessas mudanças ficou acordada: as concessionárias de energia deverão enterrar a fiação em frente aos imóveis históricos para valorizar a fachada dos imóveis. A advogada e diretora jurídica da Associação de Moradores do Centro, Cristiane Martins do Canto, 43, participou da reunião e gostou de algumas ideias. “As propostas, embora ainda possam sofrer modificações, são interessantes para o comércio, para a preservação histórica e o turismo.”
Fonte: A Tribuna - ES - 06/12/2016