Em abril de 2006 a CET começou a testar os Painéis de Mensagem Variável. A reportagem percorreu as Marginais do Tietê e do Pinheiros, a Avenida dos Bandeirantes e o Complexo Viário Maria Maluf. Nenhum dos equipamentos funciona. "Painéis foram instalados em pontos estratégicos da cidade. Poderiam informar a situação do trânsito naquele trecho e quais as opções de rota alternativa", lembra o arquiteto e urbanista Flamínio Fichmann, consultor de engenharia de tráfego.
Zona Azul Digital
Já a Zona Azul Digital continua em fase de testes na Praça Charles Miller, zona oeste. No site da CET, a informação é que é possível controlar créditos pelo celular. Na prática, isso não funciona. O site da CET avisa que o serviço funciona também no Largo do Arouche, no Aeroporto de Congonhas e na Cidade Jardim, mas foram desativados também nessas áreas.
Palmtops
Já a comunicação por rádio entre agentes de trânsito, extinta em 2006, deve ser retomada. Tecnologias alternativas não surtiram efeito. No período, a CET testou palmtops e celulares. "A comunicação via rádio agiliza o atendimento. Muitas vezes a ocorrência é passada só para uma viatura. Com agentes em rede, a equipe mais próxima vai ao local", diz Alfredo Coletti, do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Viário (Sindiviários).
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) diz que contratou empresa para recuperar os 23 painéis de mensagens. E a previsão é que os equipamentos estejam operando em 90 dias. O valor do contrato é de R$ 1,2 milhão. Informa ainda que desde abril agentes usam 1.245 equipamentos, que, além de funcionarem com sistema de voz, coletam e transmitem dados e ocorrências. Já a Zona Azul Eletrônica, segundo a CET, faz parte de projeto de requalificação de estacionamentos, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 13 de junho de 2011