As novas medidas são necessárias para obras de revitalização da Zona Portuária, entre elas a derrubada do restante da Perimetral, que deve estar concluída em 120 dias. Nessa etapa, o método usado será a chamada demolição a frio: o viaduto será quebrado e desmontado. ?O Centro não terá condições de receber a mesma quantidade que recebe normalmente de carros. Se isso acontecer, a situação será caótica?, disse Paes.
Com o fechamento do mergulhão, foi implantada a mão dupla na Rio Branco, entre a Avenida Presidente Vargas e o Aterro do Flamengo. Serão alterados os itinerários de 228 linhas de ônibus municipais e intermunicipais.
A Rio Branco, desde ontem (17), é exclusiva para táxis e ônibus. Os taxistas só poderão circular na faixa central, no sentido Aterro. Também só poderão parar para embarque e desembarque nas ruas transversais. As faixas laterais ficarão disponíveis para o tráfego de ônibus: duas no sentido Candelária e as outras duas no sentido Cinelândia. Segundo o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, os taxistas deverão seguir as regras dos corredores BRS. Por exemplo: o motorista que quiser entrar na Avenida Almirante Barroso deverá usar o corredor exclusivo de ônibus apenas quando estiver no quarteirão dessa via. Também poderão entrar na Rio Branco pelas transversais, seguindo as mesmas regras do BRS. Os carros particulares serão proibidos de circular na Rio Branco nos dias úteis, das 5h às 21h, e aos sábados, das 5h às 15h. Nos domingos e feriados, não haverá restrição, mas a avenida Rio Branco permanecerá em mão dupla.
Fonte: O Globo (RJ), 15 de fevereiro de 2014