De acordo com o diretor da Park Fácil, Joel Henriques, a entrada no segmento é considerada estratégica pelo grupo. Segundo ele, por meio de uma visão empreendedora foi possível perceber a chance de explorar um mercado que tem crescido muito nos últimos anos. Para se ter uma ideia, dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) indicam que de 2002 a 2012 a frota de Belo Horizonte cresceu 105%.
"Um conjunto de fatores tem beneficiado esse cenário. Juntos, a ascensão da classe C, a redução das taxas de juros e o aumento dos prazos de financiamento têm impulsionado a indústria automobilística, colocando cada vez mais carros nas ruas. Como a PHV e seus investidores possuem inúmeras vagas para locação em seus empreendimentos, inclusive em localizações estratégicas próximo a centros comerciais, com circulação diária de milhares de pessoas, a demanda foi identificada como uma grande oportunidade de negócio", explica.
Dois estacionamentos rotativos já estão em funcionamento. O primeiro deles no bairro Santo Agostinho, com 176 vagas. As tarifas vão de R$ 3 - a fração de 15 minutos - a R$ 350 - o mensal diurno -, passando por R$ 12 - por hora utilizada - e R$ 35 a diária. O outro, com funcionamento semelhante, fica no bairro Santo Antônio.
Ainda no primeiro semestre, mais oito estacionamentos serão inaugurados nos bairros Lourdes, Barro Preto, Savassi, Funcionários e Sion. Até o fim de 2014 a estimativa é de lançar aproximadamente 20 novos empreendimentos, criando, ao todo, duas mil vagas na cidade. Nestes, serão oferecidos planos de horista, diarista, mensalista e convênios. Em alguns empreendimentos, além do estacionamento rotativo, será oferecido lava-jato e outros serviços de conveniência.
Henriques destaca ainda que para entrar no negócio foi preciso fazer algumas adequações e investimentos, principalmente na demarcação total do espaço disponível, sinalização interna e externa, informatização, investimentos em recursos humanos como treinamentos, uniformização, entre outros. Porém, ele preferiu não divulgar valores.
Fonte: Diário do Comércio (BH), 7 de fevereiro de 2014