É preciso atenção para acessar e também circular pelo Centro da cidade. Quem vai da Zona Sul para o Centro não pode mais passar pelo mergulhão da Praça XV. Por isso, deve usar o túnel Santa Bárbara ou o Túnel Rebouças.
A Prefeitura criou uma alternativa para curtas distâncias: as ciclofaixas. Três foram inauguradas ligando a ciclovia do Aterro do Flamengo à Cinelândia, à Praça XV e ao terminal Menezes Cortes. Foram criados bicicletários com 180 vagas. Mas na manhã desta segunda, havia carros estacionados sobre as ciclofaixas.
Motoristas de carros e caminhões que passam pela Presidente Vargas e querem chegar ao Aterro do Flamengo precisam de atenção: agora eles devem entrar pela Avenida Passos. Na Avenida Rio Branco, há três faixas no sentido Candelária-Aterro do Flamengo e duas na direção contrária. Os táxis só podem passar pela faixa central.
Os estacionamentos foram o termômetro do movimento no Centro do Rio. Nos grandes estacionamentos pagos, normalmente lotados durante a tarde, havia muitas vagas durante todo o dia. No edifício garagem Menezes Cortes, o movimento caiu pela metade.
A Guarda Municipal informou que os motoristas que estacionarem nas ciclofaixas serão multados em R$ 127 e vão perder cinco pontos na carteira.
Fonte: G1, 17 de fevereiro de 2014