A China, país que mais tem impulsionado o mercado global, se manteve na primeira posição do ranking de vendas, após alta de 14,9% sobre o seu desempenho de 2012. Os Estados Unidos, na segunda posição, apesar do alto índice de desemprego, conseguiu aumentar seus emplacamentos em 7,5%. Logo na sequência aparece o mercado do Japão, que encolheu 0,5% no período. O Brasil, na quarta posição, é destaque da América do Sul. A consultoria ressalta que a sua queda, de 1,6%, para 3,57 milhões de unidades, é a primeira em dez anos e foi motivada por retração da economia. Peru, Chile e Uruguai são citados como países em rápida e estável expansão na região.
As quedas maiores nos emplacamentos de veículos leves foram observadas na Holanda, de 16,1%, para 469,3 mil unidades; na Ucrânia, de 12%, para 229,4 mil; e na Tailândia, de 7,7%, para 1,3 milhão de automóveis. A Focus2move ressalta que a retração neste país foi alta, depois do governo ter injetado dinheiro em 2012 para incentivo à compra de veículos.
Na visão da consultoria, a Europa não foi tão ruim quanto o esperado. Os mercados que estavam em queda profunda (Grécia, Portugal, Espanha, Irlanda, Itália, Croácia, Eslovénia, Bósnia, Ucrânia) enfim encontraram estabilidade. A Rússia teve retração, embora as expectativas apontem para crescimento nos próximos anos.
Fonte: Automotive Business, 14 de fevereiro de 2014