Parking News

Prefeitura quer licitar Zona Azul (BA)

placarotativouberlandia-397

A dois meses do fim da gestão de Márcio Paiva (PP), a prefeitura de Lauro de Freitas (Grande Salvador) planeja privatizar o sistema rotativo de estacionamento pago no centro da cidade, no sistema Zona Azul. Um edital de licitação, que se encontra impugnado para ajustes técnicos, foi publicado no mês passado. Segundo o documento, a empresa vencedora poderia gerir por dez anos “o monitoramento e a exploração de vagas de estacionamento rotativo eletrônico pago”.

Para isso, a instituição teria que desembolsar R$ 65 milhões. Após os ajustes, a prefeitura planeja publicar uma nova oportunidade para licitação em uma data ainda não confirmada. Por meio de nota, a Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) informou que o processo de privatização da Zona Azul “está em finalização da fase licitatória interna, após um ano de análises técnicas e jurídicas realizadas por especialistas”. Segundo o comunicado, as autuações continuarão a ser deflagradas por agentes de trânsito concursados, conforme consta no Código de Trânsito Brasileiro.

Além disso, a Settop comunicou que o objetivo da ação “é sanar problemas de mobilidade urbana do município identificados nos estudos”.

Jurista

Para o especialista em legislação de trânsito Marcelo Araújo, presidente da Comissão de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR), a empreitada seria “um péssimo negócio para o município e para a empresa”. De acordo com o advogado, o Código de Trânsito Brasileiro (Inciso X/Art. 24) determina que compete aos órgãos e entidades dos municípios a implantação e manutenção do sistema de estacionamento rotativo pago nas vias públicas.

“Com a privatização, é como se também essa responsabilidade fosse passada para uma empresa privada”, opina Araújo. “Uma empresa particular não poderia, por exemplo, multar quem estacionasse sem pagar”, diz. Para o jurista, a logística de penalizações seria “complicada”, gerando “confusão”, além da possibilidade de “descrédito na privatização”.

Fonte: A Tarde - BA - 18/10/2016

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Alterações na convenção coletiva com SEEG SP

No mês de setembro, o Sindepark realizou a convenção coletiva com o SEEG SP para decidir o acordo salarial a ser aplicado ao setor, mas o resultado divulgado por nós sofreu mudanças por parte do SEEG (...)

As cidades fecham o cerco contra os estacionamentos

Matéria publicada na Gazeta do Povo sob o título acima e replicada no Parking News da semana passada (18) repete os mantras e ilusões dos anticarros com relação ao futuro das cidades. O conteúdo do te (...)

Carros parados

Estacionar em bairros com alta densidade de prédios de escritórios em São Paulo e no Rio está mais barato, em termos reais, neste ano, segundo a consultoria Colliers. Em São Paulo, o aumento da mensal (...)

Mogi implanta 15 novas vagas de Zona Azul

A Rua Coronel Marcolino Paiva, na região central de Mogi, recebeu, dia 20, 15 vagas de estacionamento rotativo, conhecido como Zona Azul, no trecho entre as ruas Doutor Deodato Wertheimer e Braz Cubas (...)

Barueri tem processo de concessão da Zona Azul

Já faz algum tempo que a prefeitura de Barueri fala sobre a instalação de parquímetros nos estacionamentos rotativos da cidade. A medida já foi mencionada, inclusive, em decreto municipal (nº 8.212 de (...)

Estacionamento em bancos (GO)

O prefeito Paulo Garcia sancionou lei que obriga todas as agências bancárias da capital a oferecer estacionamento. Mas os bancos têm 12 meses para cumprir a lei, que não especifica o número (...)

Consórcio tem novo recorde para veículos leves

As vendas de novas cotas de consórcio para veículos leves apresentaram novo recorde mensal ao alcançar as 118 mil unidades negociadas em agosto, superando o recorde anterior que era de julho, quando o (...)

Tecnologia moderniza estacionamento pago (RS)

Há mais de dois anos o estacionamento rotativo leopoldense teve uma ampliação. Hoje são 55 parquímetros espalhados pela área central da cidade, nas ruas São Joaquim, Marquês do Herval, Independência, (...)


Seja um associado Sindepark