O uso dos parquímetros (equipamentos eletrônicos que regulam o tempo de permanência dos carros nas vagas de estacionamento) que foram instalados na área central da cidade, passam por um período de orientação desde o dia 20, antes da aplicação de multas caso a tarifa da Zona Azul não seja paga. Segundo a Autoparque, empresa que administrará a AER (Área de Estacionamento Regulamentado) da cidade, funcionários da companhia ficarão próximos aos equipamentos para informar aos motoristas como os aparelhos funcionam, tirar dúvidas sobre como baixar o aplicativo de cobrança do serviço, entre outros detalhes.
De acordo com informações fornecidas pela Secretaria de Transportes e Trânsito da prefeitura, nenhum condutor será multado durante o período de orientação, que ainda não tem prazo para terminar. A data de início da operação efetiva dos 28 parquímetros espalhados pela cidade, conforme determinação do Edital de Licitação do serviço, será definida nas próximas semanas entre a Autoparque e a prefeitura, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes.
Ainda de acordo com representantes da Autoparque, também serão espalhados pela cidade folhetos explicando como o serviço funcionará. Será cobrado R$ 1,60 por hora de quem usar alguma das mil vagas de Zona Azul existentes no município. Inicialmente serão aceitos moedas e cartões recarregáveis como forma de pagamento, além do uso de cartões de crédito (por meio de um aplicativo em dispositivos móveis, como celulares e tablets.
Fonte: Jornal de Valinhos - Valinhos - 14/10/2016