Após anunciar a inauguração do túnel Charitas-Cafubá para o dia 15 de dezembro, a prefeitura garante que a garagem subterrânea de Charitas também estará pronta ainda este ano para receber os veículos vindos da Região Oceânica. Segundo a concessionária Niterói Rotativo, responsável pela obra, a 53 dias da inauguração do túnel, o projeto está 62% concluído. De acordo com a concessionária, o cronograma de entrega para dezembro está mantido, e não há atraso.
Em entrevista ao Globo-Niterói em junho, o prefeito Rodrigo Neves ameaçou romper o contrato com a Niterói Rotativo — que explora as vagas de estacionamento na cidade — caso a obra não ficasse pronta até a inauguração do túnel. A prefeitura afirma que “foram cravadas 694 estacas com perfis metálicos, encerrando a fase de escavação”. Diz ainda que, paralelamente, as equipes estão “trabalhando nas bases metálicas da laje”.
A área, de cinco mil metros quadrados, terá 220 vagas para estacionamento e um bicicletário com capacidade para 30 unidades. A construção da garagem — prevista em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela prefeitura e a concessionária junto ao Ministério Público — foi alvo de reviravoltas e disputas judiciais. A obra deveria ter começado em janeiro de 2015 e encerrada em janeiro deste ano. Projetada inicialmente para funcionar ao lado da estação hidroviária, a garagem foi transferida para a altura do Casarão de Charitas. Ações judiciais paralisaram a obra em três oportunidades, e a última liminar só foi derrubada em março.
A obra foi orçada pela concessionária em R$ 13 milhões e está sendo custeada com seus próprios recursos. Em maio, a Niterói Rotativo afirmou já ter gasto R$ 3,5 milhões. Agora, entretanto, optou por divulgar seus gastos após o término da construção, pois os valores “vêm variando em função de reajustes”, conforme explicou em nota.
Fonte: O Globo - 23/10/2016