O número de autuações aplicadas a motoristas que estacionam irregularmente em vagas preferenciais aumentou 1,9% entre janeiro e agosto deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2015, segundo levantamento da Urbes - Trânsito e Transporte. As multas por uso indevido dos espaços destinados para idosos tiveram acréscimo de 4,6%, representando o maior desrespeito a esse preferencial.
No ano passado, entre janeiro e agosto, foram autuadas 3.587 infrações, contra 3.757 no mesmo período de 2016. Porém, notou-se uma queda de 14% no número de infrações cometidas em vagas para pessoas com deficiência; entre janeiro e agosto do ano passado, foram 836 autuações por estacionar indevidamente nesses locais; já no mesmo período deste ano foram 719. De acordo com a Urbes, atualmente, há 132 vagas para idosos e 166 para deficientes, localizadas em vias abertas à circulação.
A empresa pública não possui o controle do número de vagas em empreendimentos particulares, que segue a proporcionalidade do número total de espaços oferecidos pelo empreendimento. A fiscalização em vagas de estacionamento destinadas aos idosos e pessoas portadoras de deficiências é feita por meio de 100 agentes de trânsito da Urbes, assim como guardas civis e policiais militares designados para essa atividade. “As ações são de forma rotineira em toda a cidade, inclusive com a aplicação de multas aos infratores que não possuem a credencial exigida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran)”, diz a nota.
Fonte: Diário de Sorocaba - Sorocaba - 15/10/2016