As vendas de novas cotas de consórcio para veículos leves apresentaram novo recorde mensal ao alcançar as 118 mil unidades negociadas em agosto, superando o recorde anterior que era de julho, quando o sistema registrou a venda de 82,5 mil unidades. O volume ajudou a elevar ainda mais a tendência de alta das vendas de cotas prevista para os próximos meses pela Abac, Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio.
“Pelo terceiro mês consecutivo e com recorde, a alta nas adesões mensais nos permite concluir que os consumidores estão planejando mais suas compras, em especial de veículos, paralelamente à diminuição na concessão de créditos para financiamentos. Apesar de a economia ainda não ter sinalizado efetiva recuperação e o desemprego ainda registrar aumento, aqueles que se sentem seguros e estão preocupados com o futuro têm considerado o consórcio como alternativa. Desta forma, acreditamos que o setor como um todo poderá seguir apresentando melhores resultados em relação ao ano passado”, projeta Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac.
Apesar do bom resultado de agosto, as vendas de cotas para veículos leves no acumulado do ano continuam em queda sobre as do ano passado, embora com índices cada vez menores. Entre janeiro e agosto deste ano, o sistema anotou a negociação de 629,3 mil unidades, entre cotas para a aquisição de automóveis e comerciais leves, volume 0,4% menor na comparação anual. Segundo a Abac, o resultado considerado estável aponta para viés positivo nos próximos resultados.
Ao somar todos os segmentos do setor de veículos, os consórcios registraram a adesão de 1,25 milhão de novos consorciados (novas cotas) em oito meses, volume 8,8% menor do que 2015.
O crédito concedido para os consórcios neste período representou 28,9% do total de crédito disponível pelo sistema financeiro nacional para transações de financiamentos via CDC, leasing e consórcios, respondendo por R$ 21,49 bilhões de um total de R$ 74,38 bilhões.
Fonte: revista Automotive Business, 20/10/2016