Parking News

Prefeitura quer construir nove estacionamentos subterrâneos (RJ)

garagemsubterranea-894

A Subsecretaria de Projetos Estratégicos da prefeitura lançou dia 9 um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a construção e gestão de nove estacionamentos subterrâneos na cidade. A proposta faz parte do programa de governo do prefeito Marcelo Crivella registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) no ano passado, quando ele ainda era candidato ao cargo. No entanto, cinco bairros que constavam do projeto original acabaram ficando de fora do PMI: Méier, Tijuca, Campo Grande, Bangu e Jacarepaguá. Já a Zona Sul, que teria três estacionamentos, poderá ganhar seis. Áreas separadas por lotes

As empresas interessadas no PMI deverão apresentar propostas por três lotes, em até 20 dias. Após a seleção dos melhores projetos, a prefeitura deverá acompanhar a elaboração dos estudos de viabilidade. As despesas ficarão a cargo dos vencedores.

No programa de governo de Crivella consta a proposta de fazer “uma PPP (parceria público-privada) para a construção e operação de nove novos estacionamentos subterrâneos na cidade até o fim de 2020: três na Zona Sul (Copacabana, Ipanema e Leblon), três na Zona Norte (Madureira, Méier e Tijuca) e três na Zona Oeste (Campo Grande, Bangu e Jacarepaguá), priorizando suas localizações próximas às estações de BRT, metrô e trem”. No entanto, a prefeitura apresentou um PMI, que estabelece uma concessão, em vez de uma PPP. Além disso, a promessa de campanha de construção de estacionamentos também nas áreas da Saara e da Zona Portuária ainda não saiu do papel.

Questionado sobre as mudanças no plano, o subsecretário de Projetos Estratégicos, André Marques, afirmou que uma licitação de novos terrenos não está descartada.

“Os nove estacionamentos não irão necessariamente adiante. Nem todos vão se mostrar viáveis. Focamos nesses terrenos, mas a gente continua em busca de outros, e nada impede que um pouco mais à frente façamos novos estudos em outras áreas. Uma coisa não é excludente da outra. Continuamos em busca de novas áreas para, eventualmente, fazermos outros estudos. Essas áreas (Saara e Zona Portuária) não estão de maneira alguma esquecidas ou descartadas”, disse Marques.

Segundo o subsecretário, os estudos de viabilidade deverão ficar prontos em até cinco meses. A expectativa é que a licitação para a construção dos estacionamentos subterrâneos seja feita até o fim do ano, para as obras começarem no início de 2018.

Fonte: O Globo - 10/02/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

É hora de repensar os modelos de negócios

Por Jorge Hori* As garagens coletivas são originalmente uma atividade de locação de espaços para os proprietários estacionarem o seu carro. Essa visão de negócio permanece ainda nos dias de hoje, mas (...)

Estacionar perto de faculdade é desafio (ABC)

Estacionar o veículo perto de universidade não é tarefa fácil. Alunos se sentem entre a cruz e a espada quando o assunto é escolher a melhor opção para deixar o veículo ou motocicleta durante as aulas (...)

Horário de verão chega ao fim no próximo domingo

O horário de verão acaba no próximo domingo (19), a partir da 0h, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, em vigor desde outubro, tem como (...)

A guerra dos Apps nas ruas

As cidades de Maringá, no Paraná, São José do Rio Preto, em São Paulo, e Uberaba, em Minas Gerais, têm população entre 325.000 e 450.000 habitantes, uma economia forte e, nos últimos dois meses, passa (...)

MPMG aprova gratuidade do estacionamento em mall

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) emitiu parecer favorável à lei que garante a gratuidade do estacionamento em shopping centers de Belo Horizonte. Caso a Justiça mineira concorde com a argum (...)

Placas falsas do Rio Rotativo são retiradas

Fiscais da CET-Rio e guardas municipais removeram, entre a noite do dia 6 e a tarde do dia 7, oito placas adulteradas de estacionamento rotativo no entorno da Lagoa. Todas exibiam o mesmo aviso: “obri (...)

Há vagas (RJ)

Aproveitando que o prefeito Rodrigo Drable rompeu com a empresa que explorava as vagas do estacionamento rotativo em Barra Mansa, que rendia muitas dores de cabeça aos motoristas, o vereador Daniel Vo (...)

O vereador e os estacionamentos (RS)

Finalmente um vereador resolveu botar um pouco de ordem nos estacionamentos para veículos em Porto Alegre. De autoria do vereador Cassio Trogildo (PTB), atual presidente da Câmara Municipal, o projeto (...)

Projeto propõe isenção de estacionamento (RS)

O fim da cobrança de estacionamento em supermercados e shoppings de Novo Hamburgo, para clientes que consumam no local, é a proposta do vereador Fernando Lourenço (SDD), que deve ir a votação nas próx (...)

Parquímetros: caso está na Justiça (RS)

A concorrência pública para instalação dos novos parquímetros em áreas azuis de Porto Alegre foi parar no Judiciário. Duas empresas concorrentes (Serttel Ltda e Explora Participações em Tecnologia e S (...)

Vendas de usados iniciam ano em alta

Em oposição ao mercado de veículos novos, cuja queda ainda não encontrou o fundo do poço, as vendas de usados começaram o ano em alta. Em janeiro foram negociados 827,2 mil carros e utilitários de seg (...)

Brasil é vanguardista em tecnologia automotiva

A KPMG apresentou um recorte dos dados nacionais do Gaes 2017, pesquisa global com mil executivos de alto escalão da indústria automotiva divulgada em janeiro. Os números do levantamento comprovam (...)


Seja um associado Sindepark