A Subsecretaria de Projetos Estratégicos da prefeitura lançou dia 9 um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a construção e gestão de nove estacionamentos subterrâneos na cidade. A proposta faz parte do programa de governo do prefeito Marcelo Crivella registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) no ano passado, quando ele ainda era candidato ao cargo. No entanto, cinco bairros que constavam do projeto original acabaram ficando de fora do PMI: Méier, Tijuca, Campo Grande, Bangu e Jacarepaguá. Já a Zona Sul, que teria três estacionamentos, poderá ganhar seis. Áreas separadas por lotes
As empresas interessadas no PMI deverão apresentar propostas por três lotes, em até 20 dias. Após a seleção dos melhores projetos, a prefeitura deverá acompanhar a elaboração dos estudos de viabilidade. As despesas ficarão a cargo dos vencedores.
No programa de governo de Crivella consta a proposta de fazer “uma PPP (parceria público-privada) para a construção e operação de nove novos estacionamentos subterrâneos na cidade até o fim de 2020: três na Zona Sul (Copacabana, Ipanema e Leblon), três na Zona Norte (Madureira, Méier e Tijuca) e três na Zona Oeste (Campo Grande, Bangu e Jacarepaguá), priorizando suas localizações próximas às estações de BRT, metrô e trem”. No entanto, a prefeitura apresentou um PMI, que estabelece uma concessão, em vez de uma PPP. Além disso, a promessa de campanha de construção de estacionamentos também nas áreas da Saara e da Zona Portuária ainda não saiu do papel.
Questionado sobre as mudanças no plano, o subsecretário de Projetos Estratégicos, André Marques, afirmou que uma licitação de novos terrenos não está descartada.
“Os nove estacionamentos não irão necessariamente adiante. Nem todos vão se mostrar viáveis. Focamos nesses terrenos, mas a gente continua em busca de outros, e nada impede que um pouco mais à frente façamos novos estudos em outras áreas. Uma coisa não é excludente da outra. Continuamos em busca de novas áreas para, eventualmente, fazermos outros estudos. Essas áreas (Saara e Zona Portuária) não estão de maneira alguma esquecidas ou descartadas”, disse Marques.
Segundo o subsecretário, os estudos de viabilidade deverão ficar prontos em até cinco meses. A expectativa é que a licitação para a construção dos estacionamentos subterrâneos seja feita até o fim do ano, para as obras começarem no início de 2018.
Fonte: O Globo - 10/02/2017