A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) iniciou, dia 6, as ações educativas para a implantação da Zona Azul em Maceió. As autuações somente serão iniciadas no próximo dia 20 de fevereiro.
Até lá, as equipes da SMTT orientam os condutores sobre a nova medida. De início, a Zona Azul somente será instalada na Jatiúca, nos espaços públicos diante dos edifícios Harmony Center e Le Monde. A ideia, segundo informa a instrutora de trânsito da SMTT Aldinete Dantas, é distribuir panfletos com explicações sobre o funcionamento dos estacionamentos, que passarão a ser cobrados, e as formas de pagamento, além de responder dúvidas dos condutores.
“O condutor tem duas opções. A primeira é em forma de talão, onde ele compra um que dá direito a estacionar. E o aplicativo, que é a melhor forma de pagamento, onde ele preenche o local, a placa e o horário em que parou e o fiscal recebe uma notificação automaticamente. A vantagem é que ele não precisa de papel e também pode fracionar o tempo de estacionamento. Além disso, ainda não estamos vendendo os talões. O aplicativo é prático”, disse. A instrutora de trânsito reforça que, após o dia 20, quem ultrapassar as 4 horas de estacionamento será autuado com penalidade máxima. “O condutor que ficar além do período permitido terá o veículo recolhido por um guincho, que será levado para o depósito da SMTT. Além disso, o infrator pagará multa de R$ 192 e também perderá 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, adverte Aldinete.
Fonte: de Alagoas - Maceió - 07/02/2017