Parking News

Brasil cai para a nona posição em ranking global de 2016

carros-988

Pelo segundo ano consecutivo o Brasil perde posições no ranking global de vendas de veículos leves: de acordo com relatório da consultoria Jato Dynamics, com pouco mais de 1,98 milhão de unidades entregues em 2016, entre automóveis e comerciais leves, o País encerrou o período na nona posição da lista. Em 2015, o mercado brasileiro já havia caído três posições, passando da quarta (que mantinha desde 2008) para a sétima. Naquela ocasião, o Brasil havia sido ultrapassado por Alemanha, Índia e Reino Unido, que mantiveram quarta, quinta e sexta posições, respectivamente, em 2016. Desta vez, França e Itália subiram no ranking, deixando o Brasil para trás. França, que figurava na oitava posição, subiu para a sétima (que foi do Brasil em 2015) e Itália se reergueu saindo do décimo primeiro para ocupar o oitavo lugar no ranking em 2016.

No topo da lista não houve alterações: China continua liderando o mercado mundial de veículos com mais de 25,5 milhões de unidades, sempre considerando o segmento leve. Este volume representou um crescimento de 14,2% na comparação com o ano anterior. O vice-líder Estados Unidos viu seu mercado se estabilizar em 2016, com pouco mais de 17,5 milhões de unidades, leve aumento de 0,4%, enquanto o Japão, na terceira colocação, teve queda de 1,6% nas vendas de leves no ano passado, para pouco mais de 4,8 milhões de veículos.

“Apesar dos obstáculos enfrentados pela indústria automotiva no ano passado, um aumento nos emplacamentos globais de 5,6% mostra a resiliência do setor. O crescimento mostra que os declínios no Japão, Rússia e Brasil foram compensados por fortes resultados na China e na Europa”, comentou Felipe Muñoz, analista global da Jato Dynamics.

No total, o mercado mundial de veículos leves vendeu 84,24 milhões de unidades em 2016. Entre os 52 países pesquisados pela Jato Dynamics, nove observaram retração nas vendas, sendo a maior delas registrada justamente no Brasil, de 19,8% sobre 2015. Todos os demais mercados aumentaram o volume de seus licenciamentos na comparação anual.

Entre as marcas com maior participação no mercado global, a Toyota lidera, segundo a Jato Dynamics, considerando o segmento leve. Com 7,24 milhões de unidades entregues em 2016, supera a rival Volkswagen em pouco mais de 1,1 milhão de unidades. Neste caso, considera-se apenas a marca Volkswagen e não a soma de todas elas do Grupo Volkswagen, que integra Audi, Porsche, Seat, Skoda e Bentley.

As duas líderes globais encerraram o ano passado com crescimento semelhante, de 2,7% para a Toyota e de 2,8% para a VW.

Fonte: revista Automotive Business, 10/02/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

É hora de repensar os modelos de negócios

Por Jorge Hori* As garagens coletivas são originalmente uma atividade de locação de espaços para os proprietários estacionarem o seu carro. Essa visão de negócio permanece ainda nos dias de hoje, mas (...)

Estacionar perto de faculdade é desafio (ABC)

Estacionar o veículo perto de universidade não é tarefa fácil. Alunos se sentem entre a cruz e a espada quando o assunto é escolher a melhor opção para deixar o veículo ou motocicleta durante as aulas (...)

Horário de verão chega ao fim no próximo domingo

O horário de verão acaba no próximo domingo (19), a partir da 0h, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A medida, em vigor desde outubro, tem como (...)

A guerra dos Apps nas ruas

As cidades de Maringá, no Paraná, São José do Rio Preto, em São Paulo, e Uberaba, em Minas Gerais, têm população entre 325.000 e 450.000 habitantes, uma economia forte e, nos últimos dois meses, passa (...)

MPMG aprova gratuidade do estacionamento em mall

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) emitiu parecer favorável à lei que garante a gratuidade do estacionamento em shopping centers de Belo Horizonte. Caso a Justiça mineira concorde com a argum (...)

Placas falsas do Rio Rotativo são retiradas

Fiscais da CET-Rio e guardas municipais removeram, entre a noite do dia 6 e a tarde do dia 7, oito placas adulteradas de estacionamento rotativo no entorno da Lagoa. Todas exibiam o mesmo aviso: “obri (...)

Há vagas (RJ)

Aproveitando que o prefeito Rodrigo Drable rompeu com a empresa que explorava as vagas do estacionamento rotativo em Barra Mansa, que rendia muitas dores de cabeça aos motoristas, o vereador Daniel Vo (...)

O vereador e os estacionamentos (RS)

Finalmente um vereador resolveu botar um pouco de ordem nos estacionamentos para veículos em Porto Alegre. De autoria do vereador Cassio Trogildo (PTB), atual presidente da Câmara Municipal, o projeto (...)

Projeto propõe isenção de estacionamento (RS)

O fim da cobrança de estacionamento em supermercados e shoppings de Novo Hamburgo, para clientes que consumam no local, é a proposta do vereador Fernando Lourenço (SDD), que deve ir a votação nas próx (...)

Parquímetros: caso está na Justiça (RS)

A concorrência pública para instalação dos novos parquímetros em áreas azuis de Porto Alegre foi parar no Judiciário. Duas empresas concorrentes (Serttel Ltda e Explora Participações em Tecnologia e S (...)

Vendas de usados iniciam ano em alta

Em oposição ao mercado de veículos novos, cuja queda ainda não encontrou o fundo do poço, as vendas de usados começaram o ano em alta. Em janeiro foram negociados 827,2 mil carros e utilitários de seg (...)

Brasil é vanguardista em tecnologia automotiva

A KPMG apresentou um recorte dos dados nacionais do Gaes 2017, pesquisa global com mil executivos de alto escalão da indústria automotiva divulgada em janeiro. Os números do levantamento comprovam (...)


Seja um associado Sindepark