Entre os aspectos que impedem a compra de um veículo elétrico, alemães, franceses e chineses citam a oferta limitada desse produto como o principal aspecto. Japoneses, americanos, dinamarqueses, portugueses, israelenses, espanhóis e italianos apontam o preço alto como o maior obstáculo. Já os britânicos e os indianos apontam como restrição a limitada disponibilidade de estações de carregamento de energia.
De acordo com o estudo, 92% dos indianos, 88% dos chineses e 85% dos italianos entrevistados afirmam estar dispostos a comprar um carro elétrico nos próximos cinco anos. A disposição é um pouco menor entre os alemães (57%) e os americanos. "Praticamente todos os motoristas indianos e chineses têm a intenção de optar por um carro elétrico nos próximos cinco anos. Isto vai mudar completamente as condições de mercado", comenta, em nota, Thomas Aubel, vice-presidente executivo de mobilidade da TUV Rheinland.
Sobre as preferências de marca na compra de carros elétricos, a maioria dos consumidores - 34% - citou a Toyota, seguida por Honda (17,2%), Volkswagen (15,9%), Nissan (14,6%), Ford (11,7%), Renault (11,5%), Peugeot (10,7%), Audi (9,4%), BMW (9,1%) e Opel (7,4%).
Fonte: jornal Valor Online, 15 de setembro de 2011