Parking News

Os metrôs e trens urbanos do país transportaram 2,26 bilhões de passageiros em 2010, 8,25% - ou 187 milhões de passageiros - a mais que o registrado no ano anterior. Os dados, do Anuário Metroferroviário, a ser divulgado nos próximos dias, foram adiantados pelo presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Metrô (Aeamesp), José Geraldo Baião, à Agência Brasil. O levantamento indica que cerca de 90% desses passageiros estão nas duas maiores metrópoles do país, São Paulo e Rio de Janeiro. No território nacional existem hoje em operação 17 sistemas de trens urbanos ou metrôs, com uma malha ferroviária total de 990 km.
"A demanda grande (pelo transporte ferroviário) requer alta e média capacidade de transporte, o que faz as cidades se estruturarem. E contribui para reduzir os níveis de poluição e de doenças respiratórias", diz Baião.
A movimentação no metrô e nos trens urbanos de São Paulo também apresentou forte elevação no período de 2000 a 2010: no metrô, a quantidade de passageiros cresceu de 2 milhões por dia para cerca de 4 milhões; nos trens, o aumento foi de 800 mil por dia para 2,5 milhões.
O aumento das linhas e estações no país, no entanto, não é sinônimo de maior conforto para os passageiros. O metrô e os trens urbanos de São Paulo, por exemplo, vêm batendo recordes de lotação. Em 12 de agosto, o metrô atingiu a marca de 4,1 milhões de passageiros transportados em um único dia, a maior quantidade já registrada. No dia 6 de setembro, foi a vez dos trens urbanos: 2,5 milhões de passageiros em um único dia.
"O setor ferroviário não vai solucionar sozinho o problema de transporte das grandes cidades. Nós precisamos nos aliar também aos planejadores urbanos. Se a lógica da cidade vai ser fazer moradia cada vez mais distante e deixar os setores econômicos que geram emprego no centro da cidade, nós vamos enxugar gelo", ressalta o presidente do Metrô de São Paulo, Sergio Avalleda.
Fonte: Agência Brasil, 14 de setembro de 2011

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Por a 88 são multados (15/09/2011)

O desrespeito às vagas exclusivas para idosos rende 88 multas diárias na capital. A infração teve alta de 52,6%, segundo dados da CET. Entre março e dezembro do ano passado, a companhia registrou 20.7 (...)

Nova estação Luz terá faculdade (15/09/2011)

Inaugurada dia 15 de setembro, a Estação Luz da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo deve ganhar uma faculdade, um shopping ou um hotel nos próximos anos. A intenção da concessionária ViaQuatro, resp (...)

Frota de SP tem 16 táxis repaginados (15/09/2011)

Táxis com novo padrão visual já estão nas ruas de São Paulo. Os 16 primeiros carros brancos com a faixa quadriculada amarela e preta na lataria e a inscrição "Táxi SP" nas portas - traços que caracter (...)


Seja um associado Sindepark