Uma medição da reportagem do Jornal da Tarde feita dia 16 de setembro entre as 8h20 e 8h50 confirma a subutilização: 222 veículos passaram por ali no período, o que levaria a média diária a 10,6 mil veículos por dia, se mantido o fluxo constatado no horário de pico da manhã.
Erguida ao custo de R$ 85 milhões, a ponte foi a última obra a ser entregue como parte da ampliação da Marginal do Tietê. Aberta ao tráfego em 27 de julho, a travessia serve aos motoristas como uma ligação direta da Avenida do Estado à Marginal, no sentido Castelo Branco.
Uma das causas que inibiriam o uso da nova ponte, apontada por motoristas e especialistas em trânsito, é a rota de semáforos da Avenida do Estado.
"Se ela viesse de uma via expressa, tudo bem. Mas a Avenida do Estado é toda parada, cheia de semáforos", diz o consultor em engenharia de tráfego Horácio Augusto Figueira. "Com esse dinheiro, daria para construir um corredor de ônibus de 10 km para 300 mil pessoas/dia."
A Secretaria de Comunicação da Prefeitura informa que "a CET está efetuando a readequação nos tempos dos semáforos para aumentar a fluidez no trânsito" da região. Na nota, não é explicado se essa medida está relacionada ao tráfego na ponte.
Fonte: Jornal da tarde, 19 de setembro de 2011