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O paulistano enfrentava uma longa fila de carros em um trecho da Avenida Marquês de São Vicente, na Zona Oeste, apesar de não ser horário de pico. O motivo: dois faróis queimados e dois veículos quebrados - uma picape e um caminhão de 15 metros. Para o jornal Estado de S. Paulo, enquanto especialistas em trânsito discutem soluções que, embora importantes, vão demorar anos para colocar ordem no caos, há medidas pontuais que podem amenizar mesmo o imponderável. Nos casos acima, se os veículos fossem guinchados prontamente e os faróis consertados, o paulistano não amargaria no engarrafamento.
O Estado convidou quatro especialistas para analisar duas vias importantes da cidade, as Avenidas Paulista e Marquês de São Vicente, e sugerir soluções. Intensificar a fiscalização, investir em equipamentos e reordenar a circulação dos ônibus foram algumas medidas apontadas. As avenidas foram escolhidas por serem corredores de tráfego intenso e, ao mesmo tempo, apresentarem características diferentes. A Paulista é uma área de serviços e escritórios com grande circulação de pedestres - 1,7 milhão de pessoas -, carros e ônibus, que somam 90 mil veículos. Paralela à Marginal do Tietê, a Marquês recebe um fluxo pesado de caminhões e ônibus. É ocupada principalmente por empresas de grande porte, como confecções, editoras e transportadoras. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) não faz o registro de circulação de veículos e pedestres da avenida.
Fonte: O Estado de S. Paulo (SP), 27 de março de 2008

Categoria: Geral


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