Parking News

O governo federal vai elevar a parcela de etanol na mistura da gasolina, dos atuais 20% para 25%, a partir de 1º de maio, como forma de atenuar o impacto do reajuste dos combustíveis ao consumidor. O estímulo às usinas de cana-de-açúcar veio acompanhado de um aviso do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão: aumentos "abusivos" de preços da gasolina nos postos de combustíveis serão fiscalizados "com rigor". As informações são de O Estado.
"O aumento de preços foi de 6,6% nas refinarias, então não pode chegar a 10%, por exemplo, nos postos. O mercado é livre, mas não pode se exceder. O governo vai fiscalizar com rigor", disse Lobão, depois de uma reunião com representantes do setor sucroalcooleiro e o ministro da Fazenda, Guido Mantega.
Pouco antes do encontro, Mantega afirmou que o reajuste dos combustíveis na bomba deve ficar próximo a 4%. "Os postos vão passar 4,4% de aumento, porque tem a mistura de etanol", afirmou o ministro.
Segundo ele, de 2006 a 2012, o preço da gasolina subiu 6%. "É uma elevação modesta, uma pequena correção que não vai atrapalhar ninguém", disse. O impacto do reajuste anunciado dia 30 pela Petrobrás no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - indicador que baliza a política de metas de inflação - deve ser de 0,16 ponto porcentual, pelas contas da Fazenda.
Como antecipou o Estado, o governo já havia decidido elevar a parcela de etanol na gasolina quando definiu reajustar os preços da própria gasolina e do óleo diesel. A sinalização anterior da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) era de que o aumento do etanol na gasolina ocorreria em 1º de junho deste ano, mas Mantega e Lobão decidiram antecipar em um mês o cronograma.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 31 de janeiro de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Passeio no parque (05/02/2013)

Sebrae e Instituto Chico Mendes fecharam convênio para desenvolver trabalhos em parques nacionais. A meta, explica a Folha, é capacitar pequenas empresas para gerir lanchonetes e estacionamentos de pa (...)


Seja um associado Sindepark