Detran do DF testa bafômetro que detecta álcool sem contato com o condutor (01/02/2013)
O Detran-DF (Departamento de Trânsito do Distrito Federal) vai testar um novo aparelho detector de alcoolemia, conhecido como bafômetro passivo. O equipamento é fabricado no Canadá e detecta a presença de álcool no ambiente sem a necessidade de sopro do condutor. O departamento explica que, ao aproximar o aparelho, o ar existente dentro do veículo ou próximo ao condutor é "farejado". O resultado é dado por meio da indicação de luzes coloridas. A cor verde indica ausência de álcool, a amarela é para suspeita e a vermelha acusa a existência de álcool.
O novo equipamento não substitui o etilômetro para fins de autuação, pois não gera o laudo de quantidade de substância presente. No entanto, será usado para a triagem dos condutores que deverão ser submetidos aos testes regulamentados pela lei, explicou o portal R7.
O Detran-DF inicia os testes com os três equipamentos adquiridos no próximo fim de semana e a previsão é que eles possam ser utilizados como reforço na fiscalização do período de carnaval.
As luzes verde e amarela indicam de zero a 0,29 ml de álcool por litro de ar expelido. A vermelha mais que 0,3 ml/L.
Fonte: portal R7, 1º de fevereiro de 2013