Parking News

São Paulo iniciou os testes com um modelo de ônibus movido 100% a bateria, que tem autonomia para trafegar até 250 km diretos com apenas uma recarga de eletricidade feita na garagem. O tempo de autonomia do ônibus movido a bateria representa, em média, cerca de 80% dos percursos diários feitos pelos ônibus urbanos. O veículo está rodando pelas ruas de São Paulo, ainda com pesos que representam os passageiros de um ônibus lotado. Após os testes, a partir de março de 2014, outros dois ônibus chegarão e passarão a integrar a frota de uma linha ainda a ser definida na zona sul.
"O objetivo é testar nas vias de São Paulo o desempenho operacional do ônibus, com detalhes como sua frenagem, por exemplo. Serão colocadas bombas de água, simulando o peso de passageiros e ele percorrerá corredores e faixas exclusivas da cidade", explicou o superintendente de Engenharia Veicular da SPTrans, João Carlos Fagundes. Conhecido como E-Bus, o modelo, que é de origem chinesa, conta com 504 células de fosfato de ferro para ser alimentado e não usa qualquer combustível fóssil - tem emissão zero de poluentes. Além disso, o ônibus a bateria ainda tem como vantagens o fato de ser silencioso, rodar sem trancos e não trepidar. "Uma das principais metas da SPTrans é testar e trazer novas tecnologias avançadas para nossa cidade, principalmente para melhorar a qualidade do transporte de passageiros, do ar e a preservação do meio ambiente", disse João Carlos Fagundes.
Fonte: DCI (SP), 28 de novembro de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Variação de ritmo (28/11/2013)

O crescimento da indústria de shoppings nunca foi tão expressivo e rápido. De janeiro de 2007 a dezembro de 2012, foram inaugurados 94 empreendimentos em todo o país. O faturamento aumentou 106%, fech (...)

Como será a garagem do futuro? (25/11/2013)

Chegar ao prédio, pegar o elevador e caminhar até a porta de casa é algo comum na rotina de milhares de moradores. Mas, e se você fizesse tudo isso de carro? Essa realidade já é possível em alguns emp (...)


Seja um associado Sindepark