Um estudo da consultoria lnter.B mostra que quase 60% dos investimentos nos 30 maiores projetos de mobilidade urbana em andamento no país estão sendo realizados por parcerias público-privadas - modelo no qual as empresas dividem a responsabilidade com o poder público.
A participação do setor privado nessas obras mostra uma tendência de diminuição do papel do poder público como principal responsável pela construção da infraestrutura de transporte nas cidades. A expectativa é que a mudança ajude a acelerar o andamento das obras.
O Programa de Aceleração do Crescimento previa que 253 projetos de mobilidade urbana seriam concluídos de 2011 a 2014. Somente 26% deles foram entregues ou estão em andamento - os demais nem saíram do papel ainda.
A construção e a expansão de linhas de metrô, trens urbanos e BRTs podem ajudar os moradores das grandes cidades brasileiras a vencer o caos provocado pelos congestionamentos de automóveis nas ruas e avenidas. Nunca os investimentos foram tão necessários.
Fonte: Revista Exame (SP), 24 de dezembro de 2014
Outras matérias da edição
Rodízio volta em 12 de janeiro (18/12/2014)
O rodízio de veículos em São Paulo foi suspenso dia 24 devido ao período de festas e férias escolares. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, a restrição volta apenas no dia 12 de janeiro, seg (...)
Flanelinhas em situação irregular atrapalham os guardadores legais (19/12/2014)
Muitos flanelinhas que atuam no Centro continuam explorando a atividade de forma irregular depois de a Secretaria de Segurança Pública, por meio da Supervisão de Área de Segurança Pública Oeste (Saisp (...)
Bertioga implanta áreas de zona azul em todas as regiões (24/12/2014)
Para disciplinar o estacionamento durante a temporada de verão e preservar a ordem nas vias da cidade, a Prefeitura de Bertioga implantou o estacionamento regulamentado, mais conhecido como Zona Azul. (...)
Prefeituras patinam em ações para o trânsito local (31/12/2014)
Com uma frota de 1,1 milhão de veículos, os maiores municípios da região de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) não conseguem implantar alternativas para melhorar o trânsito. Os principais problema (...)
Prefeitura espera sinal verde para licitar parquímetros (04/01/2015)
Quem tenta estacionar no Rio sabe como a tarefa é árdua, sobretudo com muitos espaços loteados por flanelinhas. Agora que 2015 chegou, pelo menos a promessa da prefeitura de organizar o sistema está m (...)
Após 6 meses, Plano Diretor ainda aguarda regulamentação (05/01/2015)
O prefeito Fernando Haddad ainda precisa regulamentar parte das diretrizes incluídas no novo Plano Diretor de São Paulo para conseguir fazer todo o projeto andar. Entre elas está a criação de um fundo (...)
Prefeitura libera skate, patinete e cadeira de rodas em ciclovias de SP (17/12/2014)
A Prefeitura de São Paulo decidiu ampliar a utilização das ciclovias da cidade: triciclos, quadriciclos, skates, patins, patinetes e até cadeiras de rodas foram liberados, desde o dia 16, nas faixas q (...)
Árvores no asfalto (23/12/2014)
A Prefeitura de São Paulo pretende plantar árvores no asfalto para dividir vagas de estacionamento nas ruas. Uma das ideias estudadas pela gestão Fernando Haddad é fazer o plantio das mudas nas áreas (...)
Mercado de Pinheiros vai cobrar de motorista (24/12/2014)
O estacionamento do Mercado Municipal de Pinheiros, na zona oeste da cidade, será pago a partir de 2015. A Prefeitura autorizou, no dia 20, a cobrança do serviço oferecido hoje de maneira gratuita. De (...)
Talões antigos de Zona Azul não valem mais (01/01/2015)
Talões de Zona Azul com valor de R$ 3 não podem mais ser usados desde o dia 1º, segundo a CET Companhia de Engenharia de Tráfego. O valor cobrado pela hora de estacionamento subiu em 1º de agosto para (...)
Decisão obriga cobrança fracionada (20/12/2014)
O desembargador Teodoro Silva Santos, da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), deferiu, dia 19, a medida liminar requerida pelo Município de Fortaleza com o objetivo de restaurar a e (...)
Sindepark/CE deve recorrer da decisão (23/12/2014)
Após terem sido obrigados pela Justiça Estadual a cumprir a lei que regulamenta o funcionamento dos estacionamentos de veículos em Fortaleza, os 11 estabelecimentos ligados ao Sindicato das Empresas d (...)
Demanda cria indústria do estacionamento na Capital do MS (28/12/2014)
A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) regulamenta, atualmente, 2.458 vagas de paradas de veículos, espalhadas pelo centro de Campo Grande. O número é insuficiente para suprir a demand (...)
Estacionamentos particulares na mira do Procon de Cascavel (16/12/2014)
O Procon de Cascavel realiza fiscalização de rotina em todo o comércio de Cascavel, incluindo lojas, supermercados, bancos e até mesmo estacionamentos particulares. De acordo com o coordenador do Proc (...)
Estacionar na região central pode demorar até 30 minutos (14/12/2014)
Pode chegar a até 30 minutos o tempo médio levado pelos motoristas para encontrar uma vaga para estacionar no Centro de Piracicaba. A dificuldade para parar o carro é maior nos horários de pico do com (...)