Motoboys se envolvem três vezes mais em acidentes graves (25/06/2009)
Os acidentes graves com motos representam o triplo dos acidentes de carros no Distrito Federal. A imprudência dos condutores reflete também no depósito do Detran. Mais de três mil motos foram apreendidas este ano, mostrou reportagem do DFTV. Boa parte das multas é aplicada por falta do uso de capacete ou por ser usado de forma errada. Só este ano já foram aplicadas 331. Atualmente, 114.198 motos circulam pelas ruas no Distrito Federal, o equivalente a 10% da frota de veículos. Mas, quando se trata de apreensões, o percentual sobe para 35%: 3.269 motos apreendidas. Em média, 13 por dia vão parar no depósito do Detran.
Há outra estatística preocupante. De cada dez mil carros de passeio, quatro se envolvem em acidentes graves. O número de motos é mais do que o triplo: 13 a cada dez mil. E agora fica evidente uma justificativa para tanta imprudência. Dos motociclistas parados nos pontos de fiscalização, 40% não têm habilitação para dirigir.
"Ele vai ter seu veículo apreendido e vai receber uma multa de R$ 574,00, que é uma multa gravíssima, multiplicado três vezes o valor. E a moto vai ser encaminhada para o depósito do Detran", explica o chefe de Fiscalização do Detran-DF, Silvain Fonseca.
O Detran aumentou a fiscalização para tentar diminuir esses números.
Fonte: DFTV 2ª Edição, 25 de junho de 2009