Parking News

Quem caminha pela Avenida Paulista e em suas imediações deve tomar cuidado ao usar o celular, alerta o portal G1. Nos últimos meses, um grupo de jovens em bicicletas vem apavorando pedestres distraídos ao furtá-los na avenida que é símbolo da capital paulista. Habilidosos e velozes, eles pedalam nas calçadas à procura de vítimas. O alvo principal do bando é a pessoa que está ao telefone, atenta à conversa e distraída ao que se passa ao redor. Os ataques acontecem, em sua maioria, nos fins de semana, em plena luz do dia. A PM diz ter conhecimento da ação da gangue da bicicleta e afirma ter intensificado a fiscalização na área.
Foi assim que aconteceu com o gerente técnico do Museu da Imagem e do Som (MIS) Marcelo Bressanin. Numa tarde de domingo no início deste ano, ele foi assistir a uma exposição no Itaú Cultural e, ao sair, foi surpreendido por um ladrão. "Numa fração de segundo, um rapaz de bicicleta tirou o celular da minha mão", contou.
O uso da bicicleta nesse tipo de crime é estratégico, já que é veloz. "Eles normalmente assaltam e correm no sentido oposto da via", disse o consultor em segurança Nilton Migdal, da Migdal Consulting. Dessa forma, pedestres nem motoristas conseguem alcançá-los.
Para se prevenir de ser vítima desse tipo de crime, Migdal sugere atenção. "As pessoas devem levar as bolsas e mochilas em frente ao corpo. Além disso, devem evitar usar o celular enquanto caminham." Caso o pedestre queira usar o telefone, deve parar em algum lugar movimentado, como uma loja ou um bar. Se a pessoa precisar falar de qualquer jeito, deve parar e encostar-se a uma parede ou a um muro. "Dessa forma, ela consegue prestar atenção ao seu redor", disse.
Fonte: portal G1, 25 de junho de 2009

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Por onde sair da crise urbana (26/06/2009)

Em artigo publicado no jornal Estado de S. Paulo, o jornalista Washington Novaes opina que, em meio à profusão de notícias sobre os nossos dramas urbanos, merecem reflexão algumas informações: 1) O Ex (...)

Seminovos valorizados (26/06/2009)

Segundo os mais de 20 revendedores ouvidos pelo Jornal da Tarde, o medo do fim do benefício do corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aliado à falta de algumas versões zero-km para pro (...)

Gasolina troca de lugar com o álcool (23/06/2009)

A gasolina deixou de ser o principal combustível dos veículos leves no Brasil, trocando de lugar com o álcool, que já abastece mais de 50% dos carros em circulação, afirmou dia 23 de junho o diretor f (...)

Motoristas não pedem taxa de volta (25/06/2009)

Apenas metade dos donos de veículos com placas de finais 1, 2 e 3 aprovados até agora na inspeção veicular solicitou à Prefeitura a devolução da taxa de R$ 52,73 a que têm direito. Desde fevereiro, qu (...)

Postos têm poucas datas livres (26/06/2009)

O paulistano que deixar a inspeção veicular para os últimos dias corre o risco de pegar fila no agendamento e acabar num posto fora de sua região de preferência. E para isso não é preciso estar no lim (...)

Estacionar agora é mole (26/06/2009)

As câmeras de vídeo e outros sensores eletrônicos se somam aos detectores de obstáculos para facilitar as manobras de estacionamento. A nova geração do Mercedes-Benz E 350, que já está à venda no Bras (...)

Câmeras da CET fora de operação (30/06/2009)

Onze meses após o lançamento de um programa para revitalizar as câmeras de monitoramento de trânsito, a capital continua com quase metade desses equipamentos fora de operação, segundo levantamento obt (...)


Seja um associado Sindepark