Parking News

Não se sabe como continuam rodando. Na periferia de São Paulo, uma pechincha... Uma Brasília 1978, por exemplo, sai por R$ 1500,00. Nas ruas, a reportagem do Jornal Hoje também flagrou veículos em péssimas condições. São dois, em cima de um guincho, outros precisaram ser rebocados. E não é só carro velho não que pifa!
Em um dia de semana comum, mais de 600 carros quebram no meio do caminho nas ruas e avenidas de São Paulo. Fazendo as contas, a cada dois minutos e meio um veículo tem problemas mecânicos ou elétricos. E, quando um para, bloqueia a passagem de quem vem atrás.
Uma faixa ocupada pode ter grandes reflexos, quando se tem uma frota de 6,4 milhões de veículos.
A frota brasileira tem em média nove anos e dois meses de uso e já rodou 110 mil quilômetros. O levantamento das oficinas automotivas mostra que, quanto mais rodado o carro, menor o cuidado do dono.
No primeiro ano de uso, 74% dos proprietários fazem a manutenção preventiva. Quando o carro tem entre 9 e 10 anos, o índice cai para 46%.
Em São Paulo, uma campanha oferece inspeção de segurança de graça. No check-up, mais de 70 itens: escapamento, suspensão, a máquina verifica se todas as rodas estão freando com a mesma intensidade. Um total de 91% dos carros que já passaram pela inspeção tinha algum problema; 82% deles com defeitos considerados graves, como farol desregulado, vazamento de óleo, extintor vencido e freios desajustados.
Segundo as empresas de reposição de peças, a substituição preventiva pode significar economia. "O veículo é um sistema integrado. Quando uma peça deixa de ser ajustada, ela pode e normalmente provoca um efeito em cadeia. Aquilo que seria uma troca pura e simples vira um problema maior", diz Antonio Carlos Bento, coordenador de manutenção automotiva.
Fonte: Jornal Hoje (TV Globo), 23 de junho de 2009

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Por onde sair da crise urbana (26/06/2009)

Em artigo publicado no jornal Estado de S. Paulo, o jornalista Washington Novaes opina que, em meio à profusão de notícias sobre os nossos dramas urbanos, merecem reflexão algumas informações: 1) O Ex (...)

Seminovos valorizados (26/06/2009)

Segundo os mais de 20 revendedores ouvidos pelo Jornal da Tarde, o medo do fim do benefício do corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) aliado à falta de algumas versões zero-km para pro (...)

Gasolina troca de lugar com o álcool (23/06/2009)

A gasolina deixou de ser o principal combustível dos veículos leves no Brasil, trocando de lugar com o álcool, que já abastece mais de 50% dos carros em circulação, afirmou dia 23 de junho o diretor f (...)

Motoristas não pedem taxa de volta (25/06/2009)

Apenas metade dos donos de veículos com placas de finais 1, 2 e 3 aprovados até agora na inspeção veicular solicitou à Prefeitura a devolução da taxa de R$ 52,73 a que têm direito. Desde fevereiro, qu (...)

Postos têm poucas datas livres (26/06/2009)

O paulistano que deixar a inspeção veicular para os últimos dias corre o risco de pegar fila no agendamento e acabar num posto fora de sua região de preferência. E para isso não é preciso estar no lim (...)

Estacionar agora é mole (26/06/2009)

As câmeras de vídeo e outros sensores eletrônicos se somam aos detectores de obstáculos para facilitar as manobras de estacionamento. A nova geração do Mercedes-Benz E 350, que já está à venda no Bras (...)

Câmeras da CET fora de operação (30/06/2009)

Onze meses após o lançamento de um programa para revitalizar as câmeras de monitoramento de trânsito, a capital continua com quase metade desses equipamentos fora de operação, segundo levantamento obt (...)


Seja um associado Sindepark