1. Quais etapas da reforma da Marginal do Tietê estão atrasadas?
Além do "sistema inteligente" com câmeras, radares e painéis para acelerar a remoção de carros quebrados, para obter o licenciamento da reforma, o governo do Estado garantiu que seriam criadas barreiras acústicas para diminuir o ruído perto de escolas, hospitais e residências. São obras previstas como contrapartida pela criação de mais seis pistas de cada lado da via.
2. Quem está reclamando do atraso das barreiras acústicas?
O parquinho da Escola Municipal de Educação Infantil Professor Pedro Álvares Cabral de Moraes, na Vila Guilherme, zona norte, por exemplo, fica a quatro metros da pista local da Marginal. No local, professores reclamam do barulho de caminhões e ônibus. Mas a Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa) diz que fez testes de ruído que apontaram que não havia necessidade de construir as barreiras.
3. A reforma previa novos acessos para ciclistas e pedestres?
Sim. Esse é outro ponto da obra que segue atrasado. As exigências para que a Dersa conseguisse licenças para a obra também previam projetos para melhorar o acesso de ciclistas e pedestres, principalmente nas pontes, além de melhora das calçadas. Estavam previstas, por exemplo, melhorias na travessia de pedestres nas Pontes da Freguesia do Ó, das Bandeiras, Casa Verde e junto ao Parque Villa-Lobos. Os acessos para ciclistas também não saíram do papel.
4. Qual foi o aumento de tráfego na Marginal do Tietê após a reforma?
Segundo medições da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), cerca de 30 mil veículos a mais por dia passaram a circular pela Marginal do Tietê após a conclusão das novas pistas.
5. O que diz a Dersa?
Sobre o "sistema inteligente", a Dersa diz que discute os valores do projeto com Estado e Prefeitura. A implementação de ciclovia é inviável, segundo a companhia. "Quanto às barreiras acústicas, as medições do estudo realizado pela Dersa mostraram que os acréscimos (de ruído) são muito pouco significativos", afirmou, em nota.
Fonte: O Estado de S. Paulo, 26 de junho de 2012