Com as praças na Dutra, o usuário do Rodoanel pagará pedágio ao entrar no trecho leste, o que não ocorre no oeste, o único em que já há praças em operação. As já construídas no trecho sul só devem ser abertas em 2011.
A previsão de praças no acesso altera concepção básica do Rodoanel, em que o motorista só pagaria pedágio na saída, e não na entrada.
Ou seja, além do valor máximo previsto no edital, de R$ 6 (trecho sul) e R$ 4 (leste), o usuário terá despesa extra se chegar pela Dutra.
Quem assumir a concessão vai operar e iniciar a cobrança de pedágio no trecho sul, concluído neste ano, e em contrapartida terá de construir o leste, investimento estimado em R$ 5 bilhões.
A implantação de cabines será uma forma de compensar a NovaDutra pelas prováveis perdas de movimento nos pedágios dentro e próximos da Grande São Paulo.
A concessionária já vem enfrentando a concorrência com o sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto desde que o valor do pedágio caiu nessas vias estaduais após a privatização, em junho de 2009.
A viagem entre a capital paulista e Taubaté (140 km) ficou 40,7% mais barata - de R$ 27 para R$ 16.
Fonte: Folha de S. Paulo, 30 de outubro de 2010