A entidade ressalta que, de 2010 para 2011, 14 modelos melhoraram suas performances segundo os critérios avaliados, ou seja, 21% dos participantes registraram evolução tecnológica.
A Etiqueta Nacional de Conservação de Energia, um selo com o carimbo do Inmetro, mostra informações sobre o desempenho do automóvel em relação ao gasto médio na cidade, o chamado ciclo urbano, e na estrada (em km/l ou km/m3, no caso dos motores a gás natural) e classifica o modelo de acordo com seu nível de consumo.
Para a certificação, o Inmetro dividiu os modelos em oito categorias: subcompacto, compacto, médio, grande, esportivo, fora-de-estrada, comercial leve e comercial derivado de carro de passeio.
A avaliação atribui nota de A a E, do menor para o maior consumo, respectivamente. Ou seja, A é o veículo mais econômico e E o mais "gastão".
Na categoria de subcompactos, o único carro com nota máxima no ranking é o Fiat Mille Fire Economy 1.0, com 8,9 km/l de álcool (ciclo urbano). Ele já havia obtido a classificação "A" em 2010. Por outro lado, o Novo Uno recebeu "E", já que o consumo varia de 6,6 km/l a 7,1 km/l. Apenas a versão Vivace Evo (sem ar-condicionado) atingiu classificação "B", com consumo de 8,3 km/l.
Na mesma categoria, o Palio ganhou nota "E" nas versões ELX Flex (7,1 km/l) e Attractive 1.4 (7,2 km/l). Já o Ford Ka (8,1 km/l) recebeu "C", assim como o Renault Clio (8,6 km/l). O Kia Picanto ficou classificado como "B", por fazer 12,4 km/l de gasolina na cidade.
Entre os classificados como compactos, os únicos a obterem nota máxima foram o Fiat Siena Fire 1.0, com 8,2 km/l, e o Gol Ecomotion, criado para ser o mais econômico da linha, com 8,4 km/l de álcool. O pior no ranking é o VW Polo 1.6 Sportline, com 6,2 km/l de álcool.
Outras categorias
Na categoria médios, o único a conquistar nota "A" foi o Renault Logan (8,0 km/l com álcool). Entre os grandes, a nota máxima foi obtida pelo Ford Fusion Hybrid (12,6 km/l com gasolina), lançamento da montadora, o Kia Cerato (10,3 km/l com gasolina na versão com câmbio automático e 10.6 km/l na manual), o Renault Fluence (6,9 km/l com álcool), que começa a ser vendido aqui em 2011, e o Toyota Corolla (7,0 km/l com álcool na versão com câmbio manual e 7,1 km/l na versão com câmbio automático).
Nos grupos comercial leve e comercial derivado de carro de passeio não houve nota máxima. Entre os fora-de-estrada, só o Kia Sorento foi classificado como "A" (8,1 km/l com gasolina).
Fonte: portal G1, 8 de novembro de 2010