O sistema de dados inédito vai funcionar com link na página oficial da prefeitura. "Toda vez que a cidade entrar em alerta vai ter um sinal piscando em vermelho no alto do site do governo", afirmou Nunzio Briguglio Filho, secretário municipal de Comunicação. Para abastecer os dados, o governo espalhou pelas ruas da capital pluviômetros cedidos pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia.
"No sistema vamos informar também as ruas onde está faltando luz", acrescentou o secretário. Pelo site também será possível solicitar serviços emergenciais, como poda de árvores e desentupimento de bocas de lobo, que são comuns no período de chuvas.
Semáforos
Durante o lançamento das ações de combate às chuvas, dia 22, no CEU (Centro Educacional Unificado) Jaguaré, na zona oeste, Haddad admitiu também que não será possível consertar todos os semáforos da capital antes do verão. Dos 4.000 sinais da cidade, 1.272 passaram por manutenção nos últimos 11 meses.
"Podemos dizer que teremos 30% a menos de ocorrências na cidade neste verão com relação aos semáforos. A meta é chegar até o fim da gestão com todo o parque semafórico da cidade reformulado", argumentou Haddad durante o evento.
"A cidade estará mais preparada para enfrentar as chuvas", acrescentou o prefeito, que disse ter informações meteorológicas de que a capital deve enfrentar uma temporada com muita chuva no início de 2014.
Fonte: O Estado de São Paulo, 23 de novembro de 2013