Parking News

Quem vender ou comprar um carro emplacado no estado de São Paulo se verá livre de uma das burocracias do processo: a de ter que ir até o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para informar a venda do carro. A partir do próximo dia 23, será obrigação do cartório avisar a Secretaria da Fazenda sobre compra, venda ou transferência de propriedade de veículos, quando o proprietário for reconhecer firma para validação do recibo de compra e venda que existe no verso do Certificado de Registro do Veículo (CRV).
A norma foi estabelecida pelo Decreto nº 60.489 do governo de São Paulo.
Caberá aos cartórios enviar cópia digitalizada (frente e verso) do Certificado de Registro do Veículo (CRV) preenchido e com firmas reconhecidas por autenticidade, conforme determinado pela legislação de trânsito, à secretaria, com assinatura digital.
Não será permitido ao cartório cobrar nada além do valor de reconhecimento de firma e da cópia autenticada do CRV.
O notário terá também a opção de enviar as informações e a cópia digitalizada do CRV por lote, no prazo de até 72 horas. Se não cumprir a nova obrigação, estará sujeito a multa.
Se o antigo dono do veículo e o novo proprietário reconhecerem firma simultaneamente, bastará uma única transmissão dos dados.
Quem vende e quem compra
Atualmente, é dado um prazo de 30 dias a quem compra um carro para fazer a transferência, a partir da data da compra que consta no recibo de compra e venda do CRV, e a obrigação de validar esse processo é de quem compra o carro.
Continuará sendo obrigação do novo proprietário preencher o recibo de compra e venda, que é encontrado no verso do documento do veículo, e reconhecer firma dele e do antigo dono. O Detran-SP alerta que não basta o antigo dono assinar o CRV e entregá-lo ao novo proprietário: é importante que ele se certifique de que a transferência do documento foi feita.
Os contribuintes poderão obter informações sobre a efetivação da comunicação de venda do veículo na área de serviços eletrônicos do Detran, no endereço www.detran.sp.gov.br.
Fonte: Autoesporte, 25 de junho de 2014

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Financiamentos de veículos recuam 7% (24/06/2014)

O volume de financiamento de veículos leves, pesados e motocicletas via CDC (Crédito Direto ao Consumidor), consórcio e leasing apresentou retração de 7% de janeiro a maio deste ano na comparação com (...)

Sistema misto (26/06/2014)

Especialistas estão convencidos de que o pagamento de pedágio para trafegar pelas vias de uma metrópole traz como consequência a redução do número de veículos e a melhora no trânsito. Também definida (...)

Mais 1 bilhão de carros (29/06/2014)

O estrago que uma Copa do Mundo faz. Dá até para ficar contente com a qualidade das partidas, mas nem um pouco com o fato de passarem ignoradas na terra do futebol duas notícias importantes para os fu (...)

Em construção (30/06/2014)

Fernando Haddad tem sido abordado na rua por paulistanos que perguntam a ele se o rodízio ampliado será mantido depois da Copa. "Os técnicos da CET ficaram impactados positivamente com os resultados", (...)

Recorde (26/06/2014)

Em São Paulo, multiplicam-se os laboratórios de diagnóstico, a maioria ligada a grandes hospitais. Grupos médicos associados a investidores descobriram a mina de ouro que é o segmento, mesmo que pacie (...)


Seja um associado Sindepark