Responsável pela construção, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que ainda não há estimativa de quantas pessoas utilizarão a via, mas que uma pesquisa será realizada após a conclusão das obras para detalhar aspectos quantitativos, sociais e ambientais do empreendimento. Além da opção de lazer que surge com a oportunidade do passeio, atraindo até mesmo o turismo ecológico, a ligação com o BRT tem o objetivo de fazer com que, no dia a dia, os moradores da região usem cada vez mais as bicicletas como transporte alimentador para chegar ao transporte de massa.
?O carro deve ficar na garagem?, disse o subsecretário da pasta, Altamirando Moraes. ?Também temos a possibilidade de incrementar o potencial econômico dos parques com essa nova ligação. Estamos elaborando um estudo de manejo que ficará pronto até o fim de 2015 envolvendo todos os 10 parques municipais. O carioca ainda não é um frequentador assíduo dos parques, diferentemente do europeu. Estamos nos empenhando para mudar essa cultura?, completou.
A ciclovia passará pelas avenidas Estado da Guanabara, Balthazar da Silveira, Professor Hermes de Lima, Gláucio Gil, Gilka Machado, Jarbas de Carvalho e Estrada Benvindo de Novaes.
Fonte: O Dia (RJ), 25 de junho de 2014