Quem trafega pelas vias do DF percebe que os motoristas estão mais estressados e também mais desligados ao volante, o que acaba deixando o trânsito mais violento. E os números comprovam: de janeiro a novembro do ano passado, 421 pessoas morreram em acidentes de trânsito, 34 mortes a mais que no mesmo período de 2009.
O avanço do sinal vermelho foi a infração mais cometida pelas ruas do DF. Foram mais de 239 mil multas aplicadas no ano passado, três mil a mais que em 2009. Em seguida vem a falta do uso do cinto de segurança. Em 2010, mais de 52 mil pessoas foram multadas por não usar o acessório, bem mais do que foi registrado nos anos anteriores. Em 2009, por exemplo, foram mais de 33,5 mil multas.
O celular parece que virou um acessório no carro. Só no ano passado foram quase 44 mil multas e, em 2009, pouco mais de 29 mil.
O Detran reconhece que o número de agentes ainda está abaixo do necessário e que a fiscalização é insuficiente, mas prevê a contratação de novos agentes em breve. "Em uma primeira etapa serão cem novos agentes nas ruas e essas equipes serão distribuídas em todo o DF e a fiscalização vai ser intensificada", afirma Joyce Duarte, chefe de comunicação do Detran.
Fonte: programa DFTV 1ª Edição (TV Globo), 8 de fevereiro de 2011