Na tentativa de aumentar a arrecadação municipal, um projeto protocolado na Câmara de Ribeirão Pires pode ser a alegria dos motoristas da cidade. A proposta é conceder duas horas gratuitas na Zona Azul para quem licenciar o veículo no município.
De autoria dos vereadores Edinaldo de Menezes, o Dedé (PDT), Saulo Benevides (PV), Edson Savieto, o Banha (Psol) e Gilson Hamada (PTB), o projeto tem 40 dias para ser apreciado pelas comissões permanentes da Casa. Depois, se aprovado, irá a plenário.
Pela proposta, o benefício da gratuidade se dará por meio de talonário próprio, onde constará a descrição do veículo - marca, cor e, principalmente, placa. O talão será confeccionado pela Aciarp (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Ribeirão Pires), que terceiriza este serviço, mediante a apresentação do documento do veículo.
Para Dedé, a matéria poderá engrossar os cofres públicos. "Hoje temos cerca de 15 mil veículos licenciados no município, mas a frota da cidade é quase o dobro. Sabendo-se que 50% do valor do IPVA vai para a Prefeitura, acreditamos que se não será um acréscimo estrondoso, será no mínimo bastante substancial".
Segundo o IBGE, dos 105 mil habitantes de Ribeirão, apenas 26 mil têm veículos. Ricardo Nardelli Júnior, presidente da Acirp, disse ontem que desconhecia a proposta dos vereadores. "Em princípio, sou contra porque já é difícil ter local para estacionar mesmo na Zona azul, imagine com gratuidade".
Fonte: Diário do Grande ABC (São Paulo), 17 de maio de 2007