O IBGE também registrou que a taxa de investimento da economia brasileira foi a mais alta para um primeiro trimestre nos últimos oito anos: 18,3%. O investimento, medido pela taxa de formação bruta de capital fixo, cresceu 15,2% de janeiro a março, se comparado a igual período no ano anterior. Na comparação com o quarto trimestre de 2007, houve incremento de 1,3%.
O governo tem como meta fazer com que a taxa de investimento do PIB atinja 21% até 2010. Para economistas, é importante que essa taxa cresça em ritmo apropriado, para que a economia consiga fazer frente à demanda sem pressões inflacionárias.
Ao todo, a economia movimentou R$ 665,5 bilhões de janeiro a março, 0,7% acima do constatado em trimestre imediatamente anterior. A taxa acumulada dos últimos quatro trimestres (encerrados no primeiro trimestre deste ano) indica alta de 5,8% do PIB em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores.
O resultado ficou acima do que previam economistas e analistas de mercado ouvidos pelo Banco Central na pesquisa semanal conhecida como relatório Focus. Conforme divulgou o BC, o mercado aguardava crescimento de 5,66% no primeiro trimestre de 2008 em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
Conforme o Focus, a economia brasileira terminaria o ano com crescimento de 4,77%. Para 2009, o mercado financeiro prevê uma expansão de 4%. Ambas estão abaixo da projeção oficial do governo, de 5% para os dois anos.
Fonte: Folha Online, 10 de junho de 2008