A central de relacionamento do Metrô fica no Parque das Bicicletas e tem todas as informações em telões interativos. É possível acompanhar o andamento das linhas 5-Lilás, que está sendo prolongada e vai ligar a Zona Sul à Chácara Klabin; da 4-Amarela, que está na segunda fase, com a construção de cinco novas estações; e como serão as duas linhas de monotrilho, que também estão em obras - a Linha 17-Ouro, que em uma primeira etapa vai do Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi e a Linha 15-Prata, do Ipiranga até Cidade Tiradentes.
?Essas dúvidas - onde eu vou fazer integração? por onde eu entro na estação? qual o benefício que ela traz para minha região? -, tudo isso ele (o usuário) vai poder conhecer e entender nessas centrais. A ideia é justamente transformá-las em pontos de referência ao longo da linha?, diz Cecília Martino, Coordenadora de Atendimento à Comunidade do Metrô.
A previsão do Metrô era inaugurar três novas estações ainda este ano, mas elas só ficarão prontas no começo do ano que vem. Até o final de 2014, a rede deve ganhar 22 estações. Terá mais 23 km e vai chegar perto de 100 km de extensão.
?São Paulo precisa de aproximadamente 500 km de Metrô. Então, a hora em que nós começarmos um plano ambicioso de investir efetivamente, em dez anos São Paulo tira o pé da lama, em dez anos São Paulo anda?, afirma Sérgio Ejzemberg, engenheiro de transportes e comentarista de transportes do SPTV.
Fonte: portal G1, 31 de julho de 2013