Para o lançamento de um veículo desse tipo no Brasil, no entanto, ainda há desafios a ser superados. "O primeiro passo é a regulamentação, saber como vamos tratar o carro elétrico no Brasil. É uma negociação com o governo", ressalta Carlos Côrtes.
Outro desafio apontado pelo executivo para a comercialização no país é fazer com que o cliente entenda o que é a mobilidade elétrica. "Vamos fazer campanhas publicitárias para educar o cliente", diz.
A falta de postos públicos de recarga no país ? apenas alguns shoppings do Rio de Janeiro e de São Paulo disponibilizam o serviço ? também é avaliada pela montadora, que tenta solucionar a defasagem. "A BMW vem tentando criar parcerias estratégicas para ter mais postos de recarga. É importante ter postos públicos, mas o cliente vai carregar o carro em casa na maioria das vezes", explica Côrtes.
i8 também no Brasil
Embora acabe de lançar o i3, a BMW já fala no próximo elétrico, i8. Os dois foram criados como carros-conceito e exibidos em diversos salões nos últimos 2 anos. O i8 é um "irmão" maior do i3. De acordo com Peter Schwarzenbauer, o novo modelo será lançado em 2014 na Europa. No Brasil, a previsão é para 2015.
A BMW ainda não revela especificamente quais modelos serão produzidos no Brasil. No entanto, a diretora de relações governamentais da BMW no Brasil, Gleide Souza, disse ao G1 que serão fabricados localmente os modelos de maior volume de vendas no mercado brasileiro ? entre os mais vendidos estão Série 1, Série 3 e X1.
?Nova era?
"A BMW entra em uma nova era", afirmou o CEO do BMW Group, Norbert Reithofer, ao explicar em Nova York a importância deste lançamento para a história da marca e para a mobilidade urbana em si. Segundo a montadora alemã, os carros elétricos serão a principal solução nas grandes cidades.
Desenvolvido para uso em grandes cidades, o i3 chegará às lojas da Europa em novembro deste ano, ao preço inicial de 34.950 euros (cerca de R$ 104.297) na Alemanha e 25.680 libras (cerca de R$ 88.739) na Grã-Bretanha. Em seguida, até abril de 2014, o carro deve entrar no mercado americano, custando US$ 42.275 (cerca de R$ 95.046).
Ainda não há detalhes sobre o preço sugerido para o mercado brasileiro.
O compacto ecológico é construído sobre uma plataforma de fibra de carbono e alumínio e vem equipado com um motor elétrico de 50 kg, que desenvolve 125 kW de potência, equivalente a 170 cavalos, segundo a BMW.
O torque gerado, de 25,5 kgfm, leva o modelo a acelerar de 0 a 60 km/h em 3,7 segundos e de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. A velocidade máxima é de 150 Km/h.
"É a primeira vez que um carro conceito é basicamente igual ao que mostramos dois anos atrás", diz em entrevista exclusiva ao G1 o Board Member BMW Group, Peter Schwarzenbauer.
De acordo com a BMW, a autonomia do i3 varia de 130 km a 160 km. As baterias de íon-lítio têm durabilidade de 100.000 km e garantia de 8 anos, e podem ser carregadas em uma tomada convencional. "Nos EUA, por exemplo, o consumidor dirige em média 40 milhas por dia. Com 100 milhas, tem mais autonomia do que precisa", descreve Schwarzenbauer.
Um motor de dois cilindros e 650 cm³, movido a combustível, cuja função é apenas manter a energia das baterias, será oferecido como opcional, ampliando a autonomia em 100 km.
O i3 vem equipado ainda com freios ABS, assistente de frenagem e controle de ação. O modelo também será vendido com um cartão SIM e será conectado à internet.
Fonte: portal G1, 29 de julho de 2013