Parking News

A primeira reunião do Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (CMTT) foi marcada para sexta-feira (2), na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, no centro. O encontro inicial serviria para instalação do fórum e, também, para apresentação dos conselheiros. A lista com os 39 representantes estava definida: são 13 da prefeitura, 13 dos operadores de serviço (sindicatos, associações e concessionárias de transporte) e outros 13 da sociedade civil. Além deles, outras nove pessoas convidadas participariam do fórum, totalizando 48 representantes. Entre os conselheiros havia um representante do Movimento Passe Livre (MPL), que liderou as manifestações na capital durante o mês de junho, e da Associação dos Ciclistas de São Paulo. As informações são do DCI.
Licitação
A criação do Conselho de Transportes foi anunciada pelo prefeito Fernando Haddad no dia 26 de junho. Na ocasião, Haddad anunciou uma série de medidas para o transporte público, entre elas o cancelamento da licitação para renovar a concessão do serviço na cidade para que o assunto pudesse ser debatido com a sociedade.
Os assuntos relacionados ao transporte da capital também estão sendo discutidos nas reuniões do Conselho da Cidade. No encontro do último dia 17, os conselheiros debateram as formas de financiamento para o transporte público, atendendo aos pedidos da população para que a tarifa não seja alta. A ideia principal é de que o transporte individual financie o transporte coletivo urbano. Na reunião, Fernando Haddad sugeriu que a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), cobrada nos combustíveis, seja municipalizada.
Transparência
Oficializado no dia 2 de julho com a publicação do Decreto 54.058, o Conselho de Transportes tem como missão debater questões importantes relacionadas ao transporte coletivo de São Paulo e dar voz a todas as camadas da sociedade na construção de um novo modelo. Um dos principais desafios do novo fórum será discutir a licitação para renovar os contratos de concessionários e permissionários do novo sistema de transporte público.
Fonte: jornal DCI (SP), 31 de julho de 2013

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Corredor norte-sul tem faixa estenda (05/08/2013)

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) implantou ontem a segunda etapa da faixa exclusiva para ônibus no corredor norte-sul. As faixas operam em trechos das avenidas 23 de Maio, Rubem Berta, Profe (...)

Vendas têm alta de 6,9% em julho (02/08/2013)

As vendas de automóveis e comerciais leves em julho atingiram 323.916 unidades, volume 6,9% superior às 302.896 registradas no mês anterior. Porém, na comparação do total vendido no mês passado com ju (...)

Sem flanelinhas e multas (05/08/2013)

Depois de inúmeras reclamações de cariocas e turistas, a CET-Rio resolveu implantar estacionamento no sistema Rio Rotativo na Praça General Tibúrcio, próxima ao Morro da Urca. Segundo o Jornal do Comm (...)

O ônibus mais caro (04/08/2013)

A linha 219 é única opção de transporte público que liga a cidade de Santa Isabel (Grande São Paulo) à capital. São 57 km até a parada final, na Armênia (zona norte paulistana). Pelo caminho, relata a (...)


Seja um associado Sindepark