Segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), é importante pesquisar os preços. Peça um orçamento formal, que liste todos os serviços que serão executados, incluindo mão de obra e valor das peças com defeito.
Peças
Com relação às peças, se for necessária a troca, o consumidor pode optar por comprá-las por conta própria e exigir que o profissional cobre apenas a mão de obra.
Leia sempre o manual do veículo para saber quais são as peças do seu carro. Isso deixará o consumidor mais seguro na hora de conversar com o mecânico e diminui as chances de ser enganado.
Também é importante acompanhar o serviço e esclarecer todas as dúvidas.
Garantia
Lembre-se que o trabalho executado tem, independente de termo escrito, garantia legal de três meses.
Se após a realização dos serviços os problemas não forem sanados, o consumidor terá direito, com base no artigo 20 do CDC (Código de Defesa do Consumidor), à sua re-execução sem custo adicional.
Fonte: site InfoMoney, 14 de junho de 2012