O Fórum Internacional realizado no Rio de Janeiro, na semana passada, apresentou novos dados sobre o comportamento dos motociclistas. No encontro, uma pesquisa revelou que as maiores causas de acidentes com motos são: falta de atenção do motociclista, impaciência, falta de educação para o trânsito, andar de moto entre veículos, manobras arriscadas na pista, pressa pra cumprir metas/horários, avançar o sinal, desrespeito aos pedestres, falta de capacitação para pilotar a moto e, por último, andar na contramão.
Para a vice-presidente do Instituto de Prevenção de Acidentes de Trânsito, Deborah Vieira, para evitar acidentes basta colocar em prática os aprendizados da autoescola. "Eu só posso ter o meu veículo quando passo por uma reciclagem, aprendo as leis, faço os exames psicológicos e médicos, e assim me torno apto ao trânsito", conta.
"O Detran fez uma pesquisa que apontou que 91% dos acidentes no Piauí são movidos por motociclistas, sendo 81% deles na faixa etária de 17 a 35 anos", revela.
Ela destaca que com estes resultados o estado está em alerta e que é preciso intensificar as campanhas educativas, fiscalização e rigidez através das multas.
Fonte: portal G1, 22 de julho de 2013