O ministério aponta estudos realizados em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para justificar a medida, já que eles apontaram que o treinamento em ambiente virtual controlado fora das vias públicas garante a integridade física tanto do condutor como do instrutor de direção.
Como funciona
O simulador é composto por uma cabine com três telas, banco, volante e manopla de câmbio, além de outros equipamentos presentes no automóvel, como o cinto de segurança. As aulas podem ser monitoradas online por meio de uma câmera. O número de simuladores por Centro de Formação de Condutores (CFC) varia conforme o número de aulas dadas.
Na simulação, são emuladas situações adversas de condução e verificados os conhecimentos do condutor de operação dos comandos básicos do automóvel. São 40 exercícios avaliados, divididos em cinco módulos: Conceitos Básicos, Aprendendo a Conduzir, Aprendizado da Circulação, Condução Ecológica e Situações de Risco, em que é possível experimentar direção sob neblina, chuva, efeito de álcool e manuseio em caso de aquaplanagem.
Fonte: site iCarros, 24 de outubro de 2012