A reportagem da Folha esteve no km 17,5 da marginal Pinheiros, no trecho em que se chama avenida Guido Caloi, no Jardim São Luís (zona sul). Em uma hora, flagrou duas pessoas arriscando a vida.
Funcionários de um posto de combustíveis afirmam que atravessam a marginal para economizar tempo. Segundo eles, a passarela é longe e o caminho até ela é perigoso.
Outra via perigosa é a marginal Tietê, que se manteve na vice-liderança do ranking, com sete mortes. A avenida Senador Teotônio Vilela (zona sul) ocupa a terceira colocação, com seis mortes.
Passarelas
Para Creso de Franco Peixoto, professor da FEI (Fundação Educacional Inaciana) e especialista em trânsito, em uma via de 70 km/h - velocidade da marginal Pinheiros em alguns pontos -, a probabilidade de morte em caso de atropelamento é muito alta.
"Para acabar com mortes nessa via, é necessário construir uma passarela na área de maior perigo", afirma.
A CET diz que finaliza uma análise a respeito das mortes deste ano, principalmente na marginal Pinheiros, para identificar as razões para o aumento das ocorrências.
Fonte: Folha de S. Paulo, 24 de outubro de 2012