Parking News

Promessa para marginais vira dor de cabeça de Doria

marginaltiete-229

A partir de janeiro do ano que vem, os motoristas que transitarem pelas marginais Pinheiros e Tietê precisarão de atenção redobrada para evitar multas por desrespeito a uma salada de limites máximos de velocidade.

A depender do trecho e até da faixa, as máximas deverão ser de50 km/h,60 km/h,70 km/h,80 km/he90 km/h.

Esse cenário de confusão se deve à decisão do prefeito eleito João Doria (PSDB) de reverter parte do programa de redução de velocidades implementado pela gestão Fernando Haddad (PT). O que parecia simples na promessa eleitoral vem se mostrando muito mais complexo durante a atual fase de transição.

Na campanha, Doria disse que aumentaria as velocidades nas pistas local (de50 km/hpara60 km/h), central (de60 km/hpara70 km/h) e nas expressas (de70 km/hpara90 km/h). Após a eleição, porém, passou a matizar a própria proposta, que valerá integralmente apenas em certas partes das marginais.

Até o momento, a futura administração não detalhou quais os limites máximos que valerão nos diversos trechos dessas vias. Sabe-se, por exemplo, que será particularmente desafiador dirigir na pista local das marginais, onde a velocidade máxima atual é de50 km/h.

Limite por faixa

No cenário mais provável até o momento, Doria manterá apenas a faixa à direita nessa velocidade, enquanto as demais faixas dessa mesma pista terão limite maior, de60 km/h.

No Código de Trânsito Brasileiro, não há disciplina sobre situação como essa, e não há registro de experiência similar em via de grande porte na cidade de São Paulo.

Especialistas em trânsito avaliam que essa medida pode causar confusão para os motoristas e gerar multas em casos de conversões de faixas. Será preciso intensificar campanhas e implementar placas e sinais de orientação aos motoristas.

Outras pistas

Na pista central, a equipe do tucano já sinalizou que a velocidade máxima de70 km/hserá reduzida para60 km/hem alguns trechos.

Mais recentemente, em reunião com o Ministério Público, Doria admitiu que também poderá manter velocidades inferiores a90 km/hem certos locais da via expressa das marginais.

O critério que deverá orientar essa redução é a segurança do trânsito. Para evitar acidentes, o futuro programa Marginal Segura também deve contemplar ações de

fiscalização para coibir a presença de pedestres e motocicletas nas vias expressas.

Fonte: Folha de S. Paulo - 11/12/2016

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

O que fazer com o limão da crise

Este ano, os livros de autoajuda foram lançados às centenas, muitos palestrantes se especializaram em sugerir saídas para a crise, para obter sucesso nas empresas, conseguir a eficiência na gestão dos (...)

Previsão de garagens-fantasmas no cenário

Por Jorge Hori* As garagens em edifícios comerciais se transformaram num importante negócio imobiliário no qual prestadores de serviços de estacionamento geram receita, apresentam baixa vacância e gar (...)

Um evento para fortalecer relacionamentos

O último encontro do ano realizado pelo Sindepark foi um sucesso, um grande número de associados esteve presente à Churrascaria Fogo de Chão e, além de falarem dos problemas específicos do setor, assi (...)

Veja o calendário de final de ano

Devido ao período de festas de final de ano, informamos que o Parking News não será veiculado nos dias 20 e 27 de dezembro e no dia 3 de janeiro. Volta a circular normalmente em (...)

Flanelinhas faturam com falta de Zona Azul digital

Um flanelinha exibe orgulhoso uma máquina de Zona Azul Digital pendurada no peito, na altura do número 270 da rua da Glória, na Liberdade (região central da capital). Ele pede R$ 7 por hora de estacio (...)

Comuns na capital, Santos pode ter parklets

Em vez de uma ou duas vagas de estacionamento, uma micropraça convida os moradores a desfrutarem de um espaço público. Essa é a ideia de um parklet, que agora poderá ser instalado em ruas de Santos (...)

Garagem: inauguração em março (RJ)

A garagem subterrânea de Charitas já tem mês de inauguração: março de 2017. O anúncio foi feito dia 7 pelo prefeito Rodrigo Neves durante visita técnica ao canteiro de obras do estacionamento. Na ocas (...)

Vendas de veículos começam a reagir

Demorou, mas as vendas de veículos enfim parecem ter parado de diminuir. Em novembro o patamar de emplacamentos subiu para 8,9 mil unidades por dia – número bem melhor do que as 7,9 mil unidades (...)


Seja um associado Sindepark