Parking News

A Zona Marrom em pleno Largo São Francisco é um dos elementos que mais tem concorrido para a degradação do local, segundo a Associação Viva o Centro relata em seu jornal online. Segundo a entidade, esse tipo de área reservada pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) ao estacionamento rotativo de caminhões e caminhonetes, para carga e descarga, compromete também o investimento feito no restauro das fachadas da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) e da igreja e instalações da Ordem Franciscana (estas originárias no século XVII), bem como da contígua Praça Paulo Duarte, recém-reformada pela Companhia do Metrô.
Durante o horário comercial entram e saem veículos, com a conseqüente produção de lixo decorrente do processo de carga e descarga. Ainda conforme a Associação, esses veículos causam poluição, pois a maioria, além de movida a diesel, nem sempre tem o motor regulado. Outro problema é a poluição visual: a murada de caminhões e caminhonetes parados no local dificulta a visualização das novas lojas e cafés recém-instalados no Largo, assim como, de outros ângulos, das fachadas dos edifícios históricos.
O remanejamento da Zona Marrom do Largo São Francisco já foi aprovado pela administração municipal, no bojo de um projeto que visa dar qualidade total à área do Triângulo Histórico (área em cujos vértices se encontram a Praça da Sé e os largos de São Francisco e São Bento). Até o momento, no entanto, a CET não equacionou tecnicamente esse remanejamento.
Fonte: Viva o Centro Online, 6 de maio de 2008

Categoria: Cidade


Outras matérias da edição

Tráfego, estacionamento e Zona Azul (05/05/2008)

Reportagem da Folha de Londrina alerta que é preciso primeiro resolver os problemas técnicos mais sérios do tráfego urbano na cidade para depois endurecer na aplicação de certas multas. Segundo o jorn (...)

Motorista fala de constrangimento (10/05/2008)

"Largo São José do Belém: à esquerda da igreja há um estacionamento para carros, a 45º, e um posto policial a 50 metros. Entretanto, "donos da rua", prepotentes e acintosos, exigem dinheiro para "olha (...)

Agentes para fiscalizar caminhões (12/05/2008)

O Sindicato dos Agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirma que, para garantir a fiscalização da nova área de restrição para caminhões em São Paulo, é imprescindível aumentar o número d (...)

SP tem congestionamento recorde (10/05/2008)

O trânsito de São Paulo bateu duas vezes o recorde de congestionamento dia 9. Às 19h30, foram registrados 266 km de lentidão na cidade, nos 835 monitorados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET (...)

Vaga em préos chega a R$ 25 mil (11/05/2008)

É raro encontrar nos classificados o anúncio de venda de uma garagem em edifício, segundo o Correio Popular, de Campinas (SP). No centro da cidade, inúmeros edifícios construídos no passado não dispõe (...)

Decreto reduz fluxo de veículos (06/05/2008)

O decreto instituído pelo prefeito César Maia dia 5, que proíbe a circulação de caminhões durante o horário de rush em algumas vias da cidade do Rio de Janeiro, provocou significativas alterações no < (...)

Sem Parar agora quer entrar nos postos (07/05/2008)

A maioria dos motoristas não deve conhecer o Grupo Serviços e Tecnologia de Pagamento (STP), que tem como sócios a Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR), a CCBR, a EcoRodovias e outros