O decreto municipal que restringe a circulação de caminhões teve um impacto positivo no trânsito, segundo análise da Secretaria municipal de Transportes. Mas, conforme Vitor Machado relata em reportagem de O Globo, o problema está longe de ser resolvido. Infrações aparentemente corriqueiras causam grande impacto no fluxo de veículos. Um carro que estaciona em fila dupla, ou simplesmente fica parado esperando um passageiro, por exemplo, se comporta como um veículo enguiçado e, segundo o engenheiro de trânsito Fernando Mac Dowell, pode gerar quilômetros de congestionamento.
"Se um veículo enguiça numa via com quatro faixas, ela passa a ter apenas três. Se for na hora do rush e o carro permanecer no local por 20 minutos, forma-se 1 km de congestionamento", frisa. Para Mac Dowell, o sistema de transporte coletivo precisa ser racionalizado, assim como o tempo dos sinais.
Segundo a Guarda Municipal, já foram aplicadas este ano 3.142 multas por estacionamento em fila dupla; 1.101 por fechar cruzamento; 1.583 por parada em ponto de ônibus; 267 por fazer retorno com prejuízo à livre circulação de veículos; e 685 por estacionamento irregular. Enquanto isso, os caminhões continuam proibidos de fazer entregas nos horários de rush. Ao contrário do que informou a assessoria de imprensa do TJ, a liminar concedida pela 8ª Câmara Cível vale apenas para os supermercados, e não suspende o decreto da prefeitura como um todo.
Fonte: O Globo (RJ), 9 de maio de 2008

Tráfego, estacionamento e Zona Azul (05/05/2008)

Reportagem da Folha de Londrina alerta que é preciso primeiro resolver os problemas técnicos mais sérios do tráfego urbano na cidade para depois endurecer na aplicação de certas multas. Segundo o jorn (...)

Motorista fala de constrangimento (10/05/2008)