Parking News

Zona Azul será implantada em Votorantim

zonaazulosasco-581

O projeto de lei que trata da implantação de estacionamento rotativo, a “Zona Azul”, nas principais vias votorantinenses foi aprovado em sessão ordinária na Câmara Legislativa Municipal, por unanimidade - com exceção da vereadora Fabíola Alves que estava de atestado médico e não compareceu à sessão - e sancionado pelo prefeito Fernando Oliveira Souza (DEM) no Jornal Município de Votorantim.

Na discussão entre os vereadores no momento da votação foram apontados prós e contras da nova lei. O projeto foi encaminhado à Câmara pelo próprio Poder Executivo planejando que as principais vias da cidade sejam liberadas para uso dos munícipes através da instalação do novo controle de estacionamento. Antes da votação, foram discutidas as propostas descritas no documento e a importância de se entender o que acontece a partir da aprovação dos vereadores.

O sistema rotativo já esteve presente no trânsito da cidade do ano1998 a2000, na oportunidade não se cogitava o problema de organização e mobilidade urbana. A necessidade apareceu com o aumento da população e consequentemente o crescimento do fluxo de veículos, principalmente nas avenidas centrais e adjacentes que contam com grande quantidade de lojas e bancos.

O vereador Alfredo Pissinato Junior (PPS) fez um dos discursos mais abrangentes, ressaltando principalmente que a medida faz parte do Plano de Mobilidade Urbana, aprovado há algumas semanas em Votorantim.

A proposta conta também com espaço para os comerciantes estacionarem seus carros e motos, os chamados “bolsões”, locais já existentes na cidade, que são usados, inclusive, para as mesmas ações atualmente de maneira irregular. Luiz Carlos de Goes, 67 anos, comerciante há 35 anos na Avenida Trinta e Um de Março, disse ser a favor da medida. Segundo ele, grande parte dos carros estacionados nas imediações é dos próprios trabalhadores.

“Se existisse um local para estacionar os carros dos comerciantes tudo ficaria mais fácil,” contou. Luiz acredita que com o racionamento de vagas, os consumidores conseguirão estacionar e movimentar-se pelos comércios com mais facilidade.

O responsável pelo setor de Mobilidade e Trânsito Municipal, Carlos Laino, comentou a aprovação e destacou que a partir da publicação da lei no Jornal Município de Votorantim começam os trabalhos de estudos para a implantação, informando que o procedimento não acontece de forma rápida.

“Serão necessários pelo menos 90 dias até que as primeiras documentações e ações sejam regularizadas”, disse. Segundo Laino, a ideia da medida não é cobrar taxa dos munícipes e sim melhorar o fluxo de pessoas na cidade, abolindo preços abusivos de estacionamentos particulares e trazendo mais segurança ao votorantinense, destacando que arrecadação do sistema será revertida no próprio trânsito e mobilidade urbana da cidade.

Fonte: Gazeta de Votorantim - Votorantim - 18/03/2017

Categoria: Geral


Outras matérias da edição

Impactos da terceirização para os estacionamentos

Por Jorge Hori* A aprovação pelo Congresso Nacional de projeto de lei que amplia a terceirização e o trabalho temporário traz impactos diretos sobre a atividade de estacionamentos pagos. De uma parte, (...)

Infraero quer parceiro em Congonhas

A Infraero apresentará suas oportunidades de negócios no Aeroporto de Congonhas na próxima quinta-feira (30) durante a sétima edição do Voo de Negócios, evento da estatal para buscar parcerias com emp (...)

Horto cobra estacionamento (SP)

O Parque Horto Florestal, na zona norte, começou a cobrar dia 26 pelo estacionamento e pegou frequentadores de surpresa. Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), os preços cobrados são (...)

Problemas de mobilidade afetam o varejo (MG)

Você já deixou de consumir algo por não conseguir estacionar o carro próximo do comércio ou por não ter ânimo para enfrentar o transporte público e chegar até a loja? Esse tipo de comportamento, ligad (...)

Niterói em uma nova era da mobilidade (RJ)

Novidades na mobilidade urbana de Niterói. Desde o dia 27, novo trecho da Avenida Prefeito Silvio Picanço foi reaberto ao tráfego de veículos. Já para abril está programada a inauguração da G (...)

TJ libera Zona Azul em Maceió

Está liberada a implantação da Zona Azul em Maceió. O desembargador Otávio Leão Praxedes, presidente do Tribunal de Justiça (TJ) de Alagoas, suspendeu os efeitos da decisão precária do juiz Antônio Em (...)

Estacionamento com QR Code (PB)

A Prefeitura de Campina Grande, por meio do Departamento de Controle Operacional da STTP, já está emitindo a nova credencial de estacionamento para idoso e deficiente digitalizada, com a implantação (...)


Seja um associado Sindepark